Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Ciência e Tecnologia

Exobiólogo alemão propõe alojar vida em outros planetas

Especialistas  tentam há décadas encontrar vestígios de vida alienígena no Sistema Solar

Sputnik

Um cientista planetário da Alemanha propõe "acelerar" artificialmente o desenvolvimento da vida em planetas onde poderia existir vida, mas que ainda não se desenvolveu. A ideia é enviar para lá cápsulas com micróbios terrestres, escreve o cientista na revista Astrophysics and Space Science.

"Estamos confiantes que em breve iremos descobrir um grande número de exoplanetas, que são habitáveis por natureza, mas onde a vida não pode existir permanentemente. Em tais planetas a vida pode existir em princípio, mas simplesmente não tem tempo para se desenvolver independentemente por causa de explosões de supernovas e outros fatores", disse Claudius Gros da Universidade de Frankfurt (Alemanha). 

A ideia é enviar para lá cápsulas com micróbios terrestres, escreve o cientista na revista Astrophysics and Space Science
A ideia é enviar para lá cápsulas com micróbios terrestres, escreve o cientista na revista Astrophysics and Space Science

Os cientistas planetários e exobiólogos tentam há décadas encontrar vestígios de vida alienígena no Sistema Solar – em Marte, Vênus e nas luas de Júpiter e Saturno. Seu receio principal é que possamos levar casualmente para outros planetas os esporos de micróbios terrestres, assim "contaminando-os" e tornando impossível a procura de organismos verdadeiramente alienígenas.

Claudius Gros propõe remover este "tabu" e não o aplicar em missões que no futuro irão até mundos potencialmente habitáveis como, por exemplo, o Proxima Centauri b, o planeta semelhante à Terra mais próximo de nós. Além disso, em sua opinião, temos que enviar a esses exoplanetas sondas robóticas que irão verificar a presença ou possibilidade de haver vida neles e "semeá-los" com micróbios sintéticos.

Surge a pergunta: por que precisamos de fazer isso. De acordo com o exobiólogo, isso ajudará a humanidade a iniciar a evolução da vida em toda a galáxia, bem como para obter plataformas no espaço para construir colônias humanas em torno de outras estrelas que sejam habitadas por organismos usuais e familiares antes de os futuros colonos aí chegarem.

Tags: catástrofe, chuva, movimento, natureza, queda, vento

Compartilhe: