ASSINE
search button

Cirurgião torácico Rossano Kepler Alvim Fiorelli é empossado como Membro Titular na ANM

Compartilhar

Na noite da última terça-feira (30), a Academia Nacional de Medicina realizou cerimônia solene para a posse de seu mais novo Acadêmico, o médico trirriense Rossano Kepler Alvim Fiorelli. O Acadêmico passa a ocupar a Cadeira nº 21 da Secção de Cirurgia, cuja vaga foi aberta em razão da passagem do Acadêmico Umberto Perrotta à categoria de Membro Emérito.

Conforme a tradição da quase bicentenária instituição, o Novel Acadêmico foi conduzido ao anfiteatro Miguel Couto por Comissão de Honra formada pelos Acadêmicos Carlos Alberto Basílio de Oliveira, Azor José de Lima, Aníbal Gil Lopes, José Galvão Alves, Rui Haddad e Arno von Ristow. Em seguida, o auditório, ocupado quase que em sua totalidade por familiares, amigos, colegas de profissão e outros Acadêmicos, observou atento enquanto o Professor Rossano Fiorelli proferiu o Juramento Acadêmico, versando sobre o espírito fraternal e os valores da instituição, seguido pela entrega da Medalha. A entrega do Diploma Acadêmico ficou a cargo do Acadêmico Carlos Giesta.

O ex-Presidente e Acadêmico Pietro Novellino proferiu discurso de saudação, destacando o extenso currículo do Professor Dr. Rossano Fiorelli, consagrado cirurgião torácico, e sua forte ligação com Três Rios, seu município de origem. Em sua saudação, enalteceu a dedicação com a qual o Professor Dr. Rossano Fiorelli conduziu sua carreira acadêmica, parafraseando Riobaldo ao afirmar que “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.

Apresentando discurso de posse que deu destaque à memória da Academia e à imortalidade de seus confrades, o Acadêmico apresentou breve histórico da Cadeira nº 21 – que foi ocupada por apenas 4 Membros Titulares. Fez agradecimentos especiais à Escola de Medicina da UniRio e à equipe do Hospital Universitário Gaffré e Guinle.

O Acadêmico expressou também a emoção e a honra sentidas por ter presenciado a chegada do Acadêmico Ivo Pitanguy, falecido recentemente, em sua última presença física na Academia Nacional de Medicina para registrar seu apoio à candidatura do Professor Rossano, na Sessão em que se deu sua eleição, em 16 de junho de 2016.

O Presidente Acadêmico Francisco Sampaio congratulou o Novel Acadêmico por dedicação à Acadêmica Nacional de Medicina, destacando sua assiduidade às Sessões, o respeito às tradições da instituição e as sólidas bases científicas que sustentaram sua serena candidatura.

Tradicionalmente, ao final de seu discurso, o Presidente fez leitura de trecho da “Oração a nossos pares”, do Acadêmico Álvaro Cumplido de Sant’Anna, responsável, junto ao também Acadêmico Deolindo Couto, por levar a cabo a atual sede da Academia Nacional de Medicina. Segundo o Presidente, o texto resume tudo aquilo que um Acadêmico deve ser e deve fazer pela Academia:

“Quem não trabalha pela Academia quando nela ingressa é como se deixado houvesse no vestíbulo a própria honra. Quem não se esforça pela Academia quando nela é recebido juntando um tijolo trai a sua esperança. Serás um judas que iludiu a sua confiança. Atraiçoa os que fraternalmente o acolheram.Roubou a vez a um possível justo, a todos enganando. Na Academia só não será grande quem já nasceu para continuar pequeno. Para isso suceder, o imprevisível aconteceu. Não cremos que alguém haja traído o juramento que prestou após as muitas lutas que travou para conseguir atravessar o peristilo do sodalício. Se despreparado venceu foi mercê de doloroso equívoco, o que não é próprio dela, a Casa desejada. O peristilo é grandioso, mas é próprio da natureza humana tentar alcançar o que parece inatingível”, concluiu o Presidente, que em seguida solicitou à Comissão de Honra que conduzisse o Acadêmico ao Salão Nobre, encerrando a solenidade.