ASSINE
search button

Cientistas descobrem planeta habitável orbitando a estrela mais próxima do sol

Compartilhar

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (24) a descoberta de um planeta do tamanho da Terra orbitando a estrela mais próxima do nosso Sol, a 4,24 anos-luz, abrindo a perspectiva de um mundo habitável que pode um dia ser explorado por robôs.

Batizado de “Proxima b”, o planeta está em uma zona "temperada" compatível com a presença de água líquida — um ingrediente essencial para a vida.

Os resultados, baseados em dados recolhidos ao longo de 16 anos, foram relatados na revista científica Nature.

"Nós finalmente conseguimos mostrar que um planeta pequeno em massa, provavelmente rochoso, está orbitando a estrela mais próxima do nosso sistema solar", disse o coautor da descoberta Julien Morin, um astrofísico da Universidade de Montpellier, no sul da França.

"Proxima b provavelmente seria o primeiro exoplaneta visitado por uma sonda feita por seres humanos", acrescentou ele à AFP.

O principal autor do estudo, Guillem Anglada-Escudé, astrônomo da Universidade Queen Mary de Londres, descreveu a descoberta – feita com a ajuda de telescópios do Observatório Europeu do Sul no deserto setentrional chileno e com o chamado método Doppler – como a "experiência de uma vida".