ASSINE
search button

Xerostomia: o mal da boca seca

Compartilhar

Muita gente não sabe, mas a boca também resseca. A Xerostomia, popularmente conhecida como boca seca, é caracterizada pela falta de saliva o suficiente para manter a boca úmida. “Todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse. Mas se alguém tem a boca seca sempre ou a maior parte do tempo, isto pode ser desconfortável, causando problemas de saúde mais sérios ou ainda indicar a existência de uma doença mais grave”, alerta do cirurgião dentista Ariel Apelbaum.

O papel da saliva é muito mais do que simplesmente manter a boca úmida. Pode parecer besteira, mas quem tem boca seca está mais propenso a probleminhas nada agradáveis, como cáries, mau hálito, inflamações nas gengivas e até candidíase. “Ela ainda ajuda a digerir o alimento, prevenir infecções ao controlar as bactérias da boca e tornar possível a mastigação e a deglutição”, ressalta o especialista.                                                                                             

Para tratar o problema, o Ariel Apelbaum indica o uso de repositores ou estimuladores da saliva. Os estimuladores mecânicos, normalmente são chicletes e balas à base de xilitol; já os estimuladores químicos naturais mais indicados são a maçã (ácido málico) e o limão. Entre os repositores neutros estão os lubrificantes e umidificantes bucais. Já os repositores enzimáticos são substitutos da saliva, com enzimas como a lisozima, que inibe a proliferação de bactérias indesejáveis. Segundo o especialista, o uso regular melhora a higiene bucal, o hálito, protege contra cáries e ainda diminui a formação da placa bacteriana. “Não há contraindicações, mas é preciso consultar o dentista, pois a boca seca está relacionada a diversos fatores, como menopausa, uso de medicamentos, tabagismo, e até dieta”, alerta o Ariel Apelbaum.