ASSINE
search button

Seminário debate uso medicinal da maconha no Brasil

Compartilhar

A Fiocruz e a Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi) promovem nesta quinta-feira (28/7), com o apoio da Associação Brasileira para Cannabis (ABRA Cannabis), o seminário Maconha medicinal no Brasil: possíveis cenários. O objetivo é discutir as experiências de uso e acesso da cannabis para pacientes que fazem uso de medicamentos à base da substância, como o canabidiol e falar sobre a a implementação, pelo Estado, de uma política nacional para fins medicinais. O encontro será realizado no anfiteatro do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Mesmo com a regulamentação, a importação do canabidiol (medicamento à base de cannabis) não garante a todos o acesso, já que os custos da importação e a pesada burocracia são grandes dificuldades. Outra barreira é o desconhecimento (e mesmo preconceito) de muitos médicos, que raramente prescrevem o medicamento. 

O canabidiol é importante para crianças tratarem de epilepsia refratária. Atualmente, o custo médio anual do tratamento de uma criança de 40kg com a doença, com uma dosagem média de 5mg/kg ao dia, é de cerca de R$ 35 mil, sem considerar custos com transporte e IOF. Este custo pode aumentar bastante a depender da dosagem e da idade e peso do paciente, variando de R$ 6 mil a 8 mil mensais.

Além da epilepsia refratária, o medicamento também é indicado para dores crônicas e pacientes em tratamento de quimioterapia. No momento, pesquisadores estudam o uso em doenças como o Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla, entre outros problemas do sistema nervoso central.

Após procurar a presidência da Fiocruz para expor a luta de seus associados e as dificuldades que enfrentam para obter o medicamento, a Apepi conseguiu que fosse montado um grupo de trabalho formado por pesquisadores da Fundação e de outras instituições. A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz e duas unidades (o já citado IFF e o Instituto de Tecnologia em Fármacos-Farmanguinhos) participam do grupo e apoiam o seminário.

O evento, que será gratuito e aberto ao público, tem inscrições pelo e-mail [email protected].