ASSINE
search button

Comer alimentos ricos em vitamina C pode evitar a progressão da catarata?

Pesquisa do RU é a primeira a mostrar que a dieta e o estilo de vida podem superar a genética

Compartilhar

Uma dieta rica em vitamina C pode reduzir em um terço o risco da progressão da catarata, sugere um estudo publicado no Ophthalmology, jornal da Academia Americana de Oftalmologia. A pesquisa também é a primeira a mostrar que a dieta e o estilo de vida podem desempenhar um papel maior do que a genética no desenvolvimento de catarata e de sua gravidade.

“A catarata ocorre naturalmente, em decorrência da idade o cristalino torna-se opaco. Apesar da grande evolução da cirurgia moderna de catarata, a moléstia permanece a principal causa de cegueira global”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares, que lançou, recentemente, o livro Cirurgia de Catarata com Femtosegundo, CICAFE, pela editora Cultura Médica.

Pesquisadores do King College, de Londres, analisaram se determinados nutrientes dos alimentos ou suplementos podem ajudar a prevenir a progressão da catarata. Eles também tentaram descobrir se fatores ambientais, tais como a dieta, importavam mais ou menos que a genética nesse processo.

A equipe examinou dados de mais de 1.000 pares de gêmeos do sexo feminino no Reino Unido. As participantes responderam a um questionário alimentar para controle da ingestão de vitamina C e de outros nutrientes, incluindo as vitaminas A, B, D, E, cobre, manganês e zinco. Para medir a progressão da catarata, imagens digitais foram utilizadas para verificar a opacidade do cristalino das participantes do estudo, em torno dos 60 anos de idade. Os pesquisadores realizaram o acompanhamento de 324 pares de gêmeos por cerca de 10 anos.

“Durante o curso da pesquisa, as dietas ricas em vitamina C foram associadas com uma redução de risco de 20% da catarata. Após 10 anos, os pesquisadores descobriram que as mulheres que relataram consumir mais alimentos ricos em vitamina C tiveram uma redução de risco de 33% da progressão da catarata. Os fatores genéticos foram responsáveis ??por 35% da diferença na progressão da catarata. Fatores ambientais, tais como a dieta, foram responsáveis ??por 65%. Estes resultados tornam o estudo o primeiro a sugerir que os fatores genéticos podem ser menos importantes na progressão da catarata do que pensávamos antes”, informa o diretor do IMO. 

Segundo os pesquisadores, a vitamina C inibe a progressão da catarata devido às suas propriedades antioxidantes. O fluido dentro do olho é normalmente elevado em vitamina C, o que ajuda a evitar a oxidação, que encobre o cristalino. Mais vitamina C na dieta pode aumentar a quantidade presente no fluido em volta da lente, proporcionando proteção adicional. “Os pesquisadores observaram que os resultados referem-se apenas ao consumo de nutrientes através dos alimentos e não de suplementos vitamínicos”, destaca Centurion.

“A descoberta mais importante do estudo foi que a ingestão de vitamina C, a partir de alimentos, parece proteger contra a progressão da catarata. Embora não possamos evitar totalmente o desenvolvimento da catarata, podemos atrasar seu início e manter o seu agravamento significativamente, sob controle, pela ingestão de uma dieta rica em vitamina C”, diz o diretor do IMO.