ASSINE
search button

Dia do Asteroide lembra humanidade dos perigos do espaço

Cerca de 15 mil asteroides cercam a Terra hoje em dia

Compartilhar

Nesta quinta-feira (30) é comemorada a segunda edição do Dia do Asteroide, e para a ocasião diversos eventos foram organizados em vários países do mundo.   

A data foi criada para lembrar a todos da importância em se monitorar este tipo de fenômeno e assim conseguir mais verba para patrocinar programas de pesquisa sobre o tema.   

"Aproveitamos este dia para fazer balanços dos nossos conhecimentos sobre o campo dos asteroides e os perigos de um impacto [na Terra]", afirmou o fundador do programa "Virtual Telescope Project", Gianluca Masi.   

A data de 30 de junho foi escolhida por ser o aniversário da queda de um grande asteroide na Sibéria, em 1908, destruindo uma área de cerca de 2 mil quilômetros quadrados. Foi o maior impacto provocado por esse tipo de fenômeno já registrado.   

"Entre 1898 e 2000 foram descobertos mil asteroides", comentou o pesquisador responsável pela Agência Espacial Europeia, Ettore Perozzi.   

"Hoje, cerca de 15 mil asteroides cercam a Terra, mas sabemos a composição de apenas 15% deles. Saber se são de ferro ou de rocha é muito importante no caso de um eventual impacto", concluiu.