ASSINE
search button

Aumenta procura por congelamento de óvulos

Compartilhar

Em tempos de instabilidade econômica, aumento do desemprego e casos de microcefalia relacionados ao Zika vírus a saída encontrada por muitas mulheres foi adiar a gestação. Mas, para muitas, o relógio biológico em contagem regressiva não ajuda. Foi então que a procura por congelamento de óvulos e embriões cresceu. Apenas a Primordia Medicina Reprodutiva, com  duas unidades no Rio de Janeiro, observou um aumento de cerca 30% na procura pelo procedimento do início do ano até agora.

O ginecologista e especialista em reprodução humana, Marcio Coslovsky, com mais de 30 anos de experiência na área, explica como funcionam os procedimentos, suas indicações e chances de sucesso.

Indicações

Os primeiros congelamentos de óvulos e embriões foram feitos no intuito de preservar a fertilidade de mulheres que iriam se submeter a um tratamento que pudesse prejudicar a saúde de seus óvulos, como quimio e radioterapia.

A gravidez torna-se mais difícil a partir dos 35 anos. “Ao nascer, a mulher possui cerca de um a dois milhões de óvulos, e não produz durante toda a vida. Quando chega aos 37 anos, esse número cai para 25 mil óvulos; aos 51 anos, apenas mil. Podemos dizer que até os 32 anos a mulher tem cerca de 50% a 60% de chances de engravidar. Aos 37, as chances caem para algo em torno dos 30%; aos 39, 25%; com 40, 15%; e 43, apenas 5%”, destaca o ginecologista e especialista em reprodução humana Marcio Coslovsky, diretor médico da Primordia Medicina Reprodutiva, no Rio de Janeiro.

O congelamento de óvulos pode ser feito por qualquer mulher que pense em alongar seu período reprodutivo pode congelar óvulos visando a gravidez futura. Já o congelamento de embriões é mais procurado por casais que decidem juntos adiar a gestação, já que para fecundação é necessário o material genético de um homem e uma mulher.

Como funciona

É feita a indução da ovulação a partir do segundo ou terceiro dia da menstruação. De forma semelhante à fertilização in vitro (FIV), a ideia é ter muitos óvulos a partir de nove ou dez dias de medicação. É feita uma coleta de óvulos com ultrassom, aspiração à vácuo e sedação.

Existem dois métodos para congelamento, o lento e rápido (mais conhecido como vitrificação). No primeiro, a temperatura diminui gradualmente. Já na vitrificação, o óvulo é submetido a baixa temperatura de forma abrupta. O segundo método é o mais utilizado hoje em dia, pois evita a formação de cristais, fazendo com que o resultado da recuperação desse óvulo/embrião seja maior. Os óvulos são vitrificados em nitrogênio líquido e estarão à disposição para o futuro.

No caso do congelamento de embriões, o óvulos são fecundados pelo espermatozoide em laboratório e, posteriormente, congelados. Para fertilizar, é necessário um parceiro masculino ou banco de sêmen.

É um procedimento de rotina para as clínicas de reprodução e custa um preço semelhante à fertilização in vitro.

Resultados

Não há diferenças entre as chances de gravidez com um óvulo “fresco” e um óvulo congelado, pois, após o descongelado, o óvulo fertilizado se torna igual ao óvulo fresco. As chances são semelhantes a de uma gestação por FIV, algo em torno de 45%.

Quando a mulher decide engravidar, no caso dos óvulos, descongelamos e realizamos a fertilização no mesmo dia. No dia seguinte, teremos embriões em andamento. De três a cinco dias depois, marcamos a data da devolução dos embriões para a paciente. No caso dos embriões é feito o descongelamento e logo em seguida a transferência para o útero.

Normalmente, utilizamos dois embriões e uma vez conquistada a gravidez a chance de ser única é de 80% e de ser dupla 20%.

Quando congelados, o óvulos e embriões permanecem com a “idade” da época do procedimento. Exemplo: se uma mulher congela seus óvulos ou embriões aos 30 e decide engravidar aos 38, as chances de gravidez são iguais a de uma mulher de 30 anos. “Como as chances são proporcionais à idade da paciente. Quanto mais jovem for feito o procedimento, maior a chance de conquistar a gravidez”, destaca Marcio Coslovsky.

Não existe uma tempo limite para o congelamento do óvulo ou embrião. Mas é preciso arcar com os valores para garantir a manutenção deles nas clínicas.