ASSINE
search button

Pixinguinha no encerramento da Campanha Junho Vermelho

Compartilhar

A campanha Junho Vermelho, que pintou de vermelho inúmeros prédios e monumentos pelo Brasil para incentivar a doação de sangue, fará sua festa de encerramento no próximo sábado, dia 25 de junho, ao meio dia, no Conservatório de Música Popular Brasileira em Curitiba (PR). O evento será realizado em parceria com o Hemepar, a Fundação Cultural de Curitiba, a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, as Faculdades de Medicina PUC e Positivo, o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e a Avianca. Esta empresa ofereceu as passagens para que a equipe do Movimento Eu dou Sangue pelo Brasil, que promove a campanha, acompanhe de perto a ação.

Na ocasião, a Orquestra À Base de Sopro interpretará canções do repertório de Pixinguinha. No tributo ao artista, serão apresentados os principais sucessos do músico com diferentes arranjos. A entrada é franca e o endereço do Conservatório é Rua Mateus Leme, 66.Segundo um grande jornal diário do Rio de Janeiro, em sua edição de 26 de junho de 1964, Pixinguinha havia sofrido um forte edema pulmonar agudo no dia anterior (25 de junho), que levou o músico e compositor a internar-se no Hospital Getúlio Vargas. A notícia avisava: “Após ser submetido à sangria, foi posto em tenda de oxigênio. Embora seja grave o seu estado, já apresentava melhorias à noite, sempre assistido pelo filho, Alfredinho. Pixinguinha tem 66 anos, 42 dos quais dedicou à música. Depois de submetido a uma sangria e ser colocado por cerca de cinco horas no balão de oxigênio, foi transferido, no dia seguinte, para o Instituto de Cardiologia Aloísio de Castro".

Como parte do evento, Dr. Salmo Raskin, médico geneticista, professor nas faculdades de Medicina da PUC e Positivo e apoiador do Movimento Eu Dou Sangue, convidou os alunos para realizarem teste de tipagem sanguínea como forma de sensibilizar a população para a causa. A decoração da sala de concerto será feita com fios de lã vermelha, imitando artérias. As cadeiras serão amarradas umas às outras como forma de ressaltar que estamos todos ligados pelo sangue.

A coordenadora nacional da campanha Junho Vermelho e do Movimento Eu dou Sangue pelo Brasil, Debi Aronis, faz um pequeno balanço da edição deste ano da iniciativa, que tem crescido a cada realização: “A grande repercussão que o Junho Vermelho alcançou em todo o País demonstra, de maneira inequívoca, a importância da nossa mensagem e a necessidade de continuarmos trabalhando pela causa. Já estamos articulando outras ações para o segundo semestre e o Junho Vermelho 2017”.