ASSINE
search button

Ondas acústicas para tratar a dor

Compartilhar

Uma nova técnica para dor tem se mostrado promissora para tratar tendinites e lesões ortopédicas crônicas, como calcificação do ombro, cotovelo de tenista, fascite plantar e tendinite do tendão de Aquiles. O tratamento com ondas acústicas é realizado no próprio consultório médico, sem necessidade de internação, cortes ou cicatrizes. O processo é totalmente interno. Paulo Renato Fonseca, especialista em dor e diretor científico da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, explica que as ondas penetram nos tecidos e promovem um intenso estímulo local. 

“Lesões crônicas frequentemente apresentam a formação de fibrose. Como passar do tempo, os tecidos dos tendões e músculos da região afetada também sofrem alterações em sua forma original, ficando menos elásticos. Observamos ainda uma diminuição da circulação sanguínea no local que, além de dor constante, o que acaba gerando o espaçamento do tendão”, ressalta.

O tratamento com ondas acústicas já é consagrado em países como Alemanha e Suíça e é indicado, especialmente, para pacientes que já recorreram a métodos tradicionais, como medicação e fisioterapia, mas não alcançaram o alívio da dor. Paulo Renato Fonseca esclarece que “ao entrar em contato com a lesão, seja no músculo, tendão ou até mesmo osso, as ondas acústicas ativam a liberação de enzimas com ação analgésica e provocam uma congestão vascular, que proporciona a formação de novos vasos”. No caso de fraturas, as ondas atuam no efeito osteogênico, ou seja, ativa a formação de tecido ósseo por meio das células responsáveis pelo processo (osteoblastos e osteoclastos).

A melhor parte é que este tipo de tratamento não gera mais dor, apenas uma leve sensação de impactos. Cada sessão dura, em média, 30 minutos. O número de sessões necessárias varia de acordo com o tipo de lesão, e o tempo de repetição entre uma e outra é de uma semana.