ASSINE
search button

Fundação Laço Rosa realiza Fórum para debater Políticas Públicas para o Câncer de Mama no Estado RJ

Evento é nesta terça-feira, 31 de maio, no Hotel Sheraton Barra, a partir das 8h

Compartilhar

Gestores, associações médicas, entidades de classe, ONGs, sociedade civil, pacientes e parlamentares colocam em pauta os entraves estaduais para diagnóstico e tratamento, além de temas de relevância no enfrentamento da doença.

Iniciativa também marca apresentação de pesquisa inédita encomendada ao Data Folha para contextualizar cenário do câncer de mama em território fluminense.

Pela primeira vez, um evento será capaz de reunir gestores públicos e privados, associações médicas, entidades de classe, organizações não governamentais, sociedade civil, parlamentares e pacientes num amplo e sólido debate a respeito dos entraves para diagnóstico e tratamento do câncer de mama — doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve ter 58 mil novos casos apenas em 2016 – no Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa, da Fundação Laço Rosa, uma das mais emblemáticas instituições engajadas na causa, está marcada para o dia 31 de maio, no Hotel Sheraton Barra, a partir das 8h, e inclui também um importante Encontro Estadual de Pacientes, que acontecerá paralelamente, discutindo temas de relevância no enfrentamento da doença. O Fórum será apresentado pela jornalista Larissa Erthal e o Encontro terá como mestre de cerimônias a atriz Isabel Fillardis.

Na ocasião, também será apresentada uma pesquisa de opinião inédita, encomendada pela Fundação Laço Rosa ao Instituto Data Folha, que buscou investigar a fundo os problemas enfrentados no Estado do Rio de Janeiro. Marcelle Medeiros, presidente voluntária da Fundação Laço Rosa, explica que o objetivo do estudo é mostrar de forma objetiva onde estão os gargalos no cenário atual da doença, tudo que de certa forma já é enxergado pelos que lutam pela causa e também pela população, carente de soluções.

“A problemática do diagnóstico está no acesso, na mamografia ou na biópsia? O que precisa ser modificado? Essa pesquisa será fundamental para apontar ajustes que precisam ser feitos com a máxima urgência. Colocar os tomadores de decisão e pacientes em um debate único para conversar, ouvir e propor soluções”, explica Marcelle, defendendo que o trabalho em rede é fundamental e, por isto, durante o evento, também será proposta a assinatura de um termo de compromisso para melhoria do cenário atual.

As palestras do Fórum, que terão início às 8h45 e seguirão até às 17h15, abrirão portas para discussões atuais sobre temas como: políticas para o enfrentamento do câncer de mama, qualidade de vida e acesso a novas tecnologias no câncer de mama metastático, legislação acerca da doença, judicialização da saúde, pesquisa clínica. Estarão lá representantes do Programa do Câncer da Secretaria Municipal de Saúde e do Inca; o secretário Estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr; a OAB; as sociedades brasileiras de Oncologia e Mastologia; institutos e entidades como Oncoguia e Femama; além de representantes de outros movimentos inspiradores, como o Todos Juntos contra o Câncer (TJCC) e a mundialmente reconhecida fundação norte-americana American Cancer Society.

Simultaneamente, no Encontro Estadual de Pacientes com Câncer de Mama do Rio de Janeiro, uma programação especial e voltada para o bem-estar e a qualidade de vida de pacientes e familiares foi pensada, com a participação de psicólogos, médicos e outros especialistas, como a nutricionista Cynthia Howlett, que fará uma palestra sobre alimentação e atividade física e uma atividade usando a metodologia do Design Thinking para pensar na saúde que queremos viver.

A iniciativa, parte do trabalho do Núcleo de Advocacy RJ da Fundação Laço Rosa, projeto que conta com patrocínio do Laboratório Roche Brasil, também será extensiva à participação gratuita do público, porém com vagas limitadas. Os interessados devem realizar cadastro no site www.fundacaolacorosa.com/forum e será disponibilizado transporte de ida e volta do evento, a ser confirmado no ato da inscrição no site.

Serviço: Fórum de Políticas Públicas para o Câncer de Mama (+ Encontro Estadual de Pacientes)

Data: 31 de maio, das 8h30 às 18h (Fórum) e das 14h às 18h (Encontro).

Local: Hotel Sheraton Barra - Av. Lúcio Costa, 3.150, Barra da Tijuca – Salão Marapendi e Atlântico

Inscrições: www.fundacaolacorosa.com/forum

Mais informações: [email protected]

Transporte: Saídas ida/volta pela Central do Brasil e Barra da Tijuca.

Horários: Central – Barra da Tijuca às 7h30, 11h30 e 14h; Barra da Tijuca – Central às 10h, 13h e 17h30