ASSINE
search button

Especialista fala sobre varizes em homens

Compartilhar

Se você pensa que as varizes são um problema só das mulheres, está enganado. Varizes também afetam muitos homens. Em média, um em cada cinco, sofre com a doença, principalmente entre 30 e 40 anos. Inchaço, dores e sensação de peso nas pernas são os principais sintomas. A hereditariedade é, na maioria das vezes, a explicação para o problema, que também pode ser desencadeado pela obesidade, sedentarismo e posições constantes, como passar muito tempo sentado ou em pé. O angiologista Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), esclarece algumas dúvidas sobre o tema:

- Quais são as causas para o aparecimento de varizes nos homens?

A história família, a vida sedentária, o sobrepeso, a atividades macular excessiva nos membros inferiores sem orientação especializada, ficar muito tempo em pé ou sentado parado, estas são as causas mais comuns de varizes nos homens.

- Qual a faixa etária mais atingida? Por que?

Na vida adulta se inicia, a partir dos 20 anos e piora com o decorrer dos anos, pela idade.

- O que fazer para evitar?

Controle dos fatores de risco, do sobrepeso, da vida sedentária, e evitar ficar muito em pé ou sentado parado. Procurar o especialista aos primeiros sintomas (sensação de cansaço, queimação e peso nas pernas). A SBACV dispõe de 641 especialistas associados que podem realizar a avaliação e orientação. A consulta a este especialista deve ser pelo menos anual.

- Quais os melhores tratamentos disponíveis?

A escleroterapia e o laser são utilizados para os vazinhos (telangectasias). As veias reticulares (ditas colaterais), a espuma densa, a crioterapia e a cirurgia convencional, são as opções mais utilizadas. Para a doença da veia safena, a espuma, a radio-frequencia, o endolaser e a cirurgia convencional, são as opções recomendadas. O médico vascular escolhido pelos pacientes explicará as vantagens de cada técnica e assim se definirá a melhor opção de tratamento.

- Os homens possuem algum fator de risco para varizes diferente das mulheres?

A vantagem do homem em relação às mulheres está relacionada aos hormônios. Devido a ação hormonal exuberante presente mensalmente nas mulheres, com ao ciclo menstrual, o uso de contraceptivos para prevenção da gravidez e a gestação, fazem com que as mulheres sejam mais acometidas que os homens pelas varizes. A proporção é de um homem para cada três mulheres.

- Qual a porcentagem dos homens que sofrem com as varizes?

A prevalência da doença no mundo é de cerca de 30% na população. A cada dez pessoas, três são homens. Logo, aproximadamente 9% da população masculina é comprometida por varizes. Mas há diversos fatores, como a etnia, raça, condições socioeconômicas, hábitos culturais e alimentará, que acabam por influenciar nesta prevalência.

Fonte: Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ)