ASSINE
search button

Impacto das drogas lícitas e ilícitas no coração

Cocaína é consumida por cerca de 14 milhões de pessoas em todo o mundo

Compartilhar

A cocaína é consumida por cerca de 17 milhões de pessoas em todo o mundo, com idades entre 15 e 64 anos, e é responsável por 20% a 35% dos infartos em jovens, explica o cardiologista, Rui Fernando Ramos, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). O uso da cocaína é responsável por cerca de um quarto dos ataques cardíacos em pessoas com idade inferior a 45 anos.Conforme relata o médico, "aproximadamente dois terços dos infartos ocorreram em até três horas após o consumo de cocaína, variando de um minuto a quatro dias, e por volta de 25% ocorreram no prazo de 60 minutos".

A droga que ceifa milhões de vida é uma das mais procuradas pelos jovens. Em 2013, o vocalista Chorão da banda Charlie Brown Jr., foi encontrado morto pelo excesso do uso de cocaína. O consumo da droga e o coração comprometido foram fatais para o músico.De acordo com Ramos, a pessoa que utiliza cocaína normalmente fuma, o que potencializa o estreitamento da artéria. “A ingestão de álcool potencializa em três vezes a ação da droga por formar um composto ativo chamado cocaetileno. Por esse motivo, ocorrem em indivíduos jovens, infarto e/ou arritmia, apesar deles terem poucas lesões ou nenhuma lesão nas coronárias”.Ainda conforme com o especialista, independentemente do perfil do paciente com suspeita de infarto, a rapidez em procurar um médico é crucial para evitar maiores sequelas no coração. 

A identificação e tratamento do infarto no início pode proporcionar que o coração fique quase completamente saudável.Rui ainda destaca que o infarto é provocado pela falta de sangue oxigenado em uma parte do coração. Além disso, a arritmia grave também é comum em usuários de cocaína e anfetaminas, pois há uma sobrecarga que provoca um esforço maior do que o suportado. Para oferecer à população um atendimento de qualidade e discutir esse e outros temas, nos dias 26 a 28 de maio, a SOCESP realizará o 37º Congresso de Cardiologia, que terá como tema central A Cardiologia Atual e Futura. O evento acontece no Transamerica Expo Center. Um dos pontos altos do evento é a mesa-redonda que discutirá os "Efeitos das drogas lícitas e ilícitas no coração", que acontece na quinta-feira (26), no auditório 04, das 15h às 16h30. 

O cardiologista e presidente do Congresso, Dr. Rui Fernando Ramos, será responsável por argumentar sobre os riscos da cocaína e anfetaminas para a saúde do coração. Na mesa, haverá também representantes da SOCESP falando sobre anabolizantes, álcool e energéticos. O objetivo do evento é que seja realizada uma discussão verticalizada, levando o assunto ao que há de mais recente e acompanhando a evolução da prática cardiológica. Seguindo esse padrão de abordagem, o médico exporá de maneira clara os efeitos das drogas no organismo, explicando as principais causas e consequências nos usuários. 

O Congresso da SOCESP de 2016 contará com a parceira da American College of Cardiology Foundation e receberá diversos profissionais renomados do Brasil e dos Estados Unidos os doutores Carl Michael Valentine, Peter Libby e Robert C. Hendel e do Canadá Carlos Morillo. Apesar da crise que passamos há expectativa de que nesta edição, o número de participantes aumente em relação 2015 com aproximadamente 7 mil participantes.