ASSINE
search button

Governo bate meta e vacina 41,1 milhões contra a gripe

Compartilhar

No fim da tarde desta sexta-feira (20), a campanha de vacinação contra a gripe deste ano do Ministério da Saúde ultrapassou a meta de 80% do público-alvo. No total, foram vacinadas 41,1 milhões de brasileiros, o que corresponde a 81,5% do grupo de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. No ano passado, o ministério também conseguiu ultrapassar a meta.

O Ministério da Saúde enviou aos Estados 54 milhões de doses — 4,2 milhões a mais do que o necessário para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo.

Dentre os grupos prioritários para a vacinação estão os trabalhadores de saúde, mulheres no período do pós-parto, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos e gestantes. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, o que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

“Embora o encerramento da campanha esteja programado para esta sexta-feira, os Estados que ainda não alcançaram a meta ou ainda possuírem doses disponíveis podem seguir vacinando a população prioritária”, explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Nardi.