ASSINE
search button

Reabilitação cardiopulmonar aumenta sobrevida de pacientes que sofreram eventos cardiovasculares

Compartilhar

Associada à elevada mortalidade e, em muitos casos, à capacidade de atividade física significativamente reduzida, a insuficiência cardíaca (IC), caracterizada pela dificuldade que o coração encontra em bombear o sangue adequadamente, acomete cerca de 6 milhões de brasileiros. O cenário pode ser ainda mais alarmante: estima-se um aumento de 40% nos casos da doença até 2030. Isso significa dizer que, até lá, mais 2 milhões de brasileiros entrarão para a turma dos “corações cansados”.

Uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association revelou que cerca de 40% dos pacientes nessas condições podem desenvolver depressão. A prática de exercícios físicos três vezes por semana, durante 30 minutos, auxilia os pacientes a obterem benefícios físicos e emocionais. E é aí que o arsenal terapêutico da insuficiência cardíaca ganha um importante reforço: a reabilitação cardiopulmonar.

Carlos Hossri, cardiologista do Serviço de Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, conduziu um estudo com relato de casos onde evidencia a eficácia da reabilitação cardiopulmonar. “Nossas pesquisas apontam um aumento de 20% a 30% na capacidade funcional ou potência aeróbica, ou seja, uma maior sobrevida desses indivíduos. No HCor, houve um incremento de quase 100% no número de pacientes com idade que variam entre 15 e 90 anos”, conta. “Atualmente, cerca de 200 pacientes estão matriculados no programa e realizam sessões supervisionadas de 2 a 3 vezes por semana”.

Muito além da IC

A reabilitação cardiopulmonar visa a prevenção, o acompanhamento supervisionado e o tratamento de pacientes que se encontram em diversas situações clínicas, muito além da insuficiência cardíaca, como arritmias cardíacas complexas, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), distúrbios metabólicos, como a obesidade e o diabetes. Além daqueles que apresentaram eventos cardiovasculares importantes, como infarto, angina, angioplastia, pontes de safena, entre outros.

“O programa de reabilitação do HCor tem o objetivo de reduzir novas ocorrências cardíacas, recuperar e manter, de forma efetiva, a capacidade física do paciente”, explica Dr. Hossri. “É uma tarefa delicada, mas nossa experiência, de quase 20 anos, nos mostra resultados altamente benéficos ao estado clínico do paciente com redução de cerca de 30% mortalidade cardiovascular”.

Serviço de Reabilitação do HCor

O Serviço de Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica do HCor desenvolve um programa individualizado, coordenando toda a assistência de forma que os resultados sejam focados em intervenções que otimizem as atividades e a participação das pessoas atendidas. Um processo de avaliação direciona a abordagem do tratamento de acordo com as necessidades e os resultados esperados para cada pessoa.

O HCor dispõe de inúmeros programas de reabilitação, que incluem a abordagem de afecções cardíacas, respiratórias, neurológicas e ortopédicas, por exemplo. Todos os programas são voltados à promoção da saúde e à melhora da qualidade de vida. Dispõe também de programas direcionados a atletas e àqueles que desejam iniciar ou aprimorar a prática de atividade física, bem como a pacientes com distúrbios de peso.