ASSINE
search button

Conheça os sintomas que podem indicar problema na tireoide 

Compartilhar

O corpo humano gasta energia para movimentar, para correr, para trabalhar. Cada célula tem sua maneira para realizar este consumo de energia, o qual é denominado metabolismo. O funcionamento correto dele depende da produção adequada e correta de hormônios e esta é a função da glândula tireoide, um órgão do sistema endocrinológico.

“Ao regular o metabolismo do corpo, a tireoide determina com que velocidade são queimadas as calorias, quão rápido bate o coração e ela é a responsável por estabelecer equilíbrio hormonal. Esses hormônios produzidos pela tireoide irão atuar no crescimento e desenvolvimento do ser humano e as consequências podem ser observadas no corpo em questões relacionadas ao peso, memória, concentração, humor, ciclo menstrual e até na fertilidade”, explica Jorge Kim, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e em Doenças da Tireoide e Paratireoide, da Alira Medicina Clínica.

Desta forma, não é exagero dizer que qualquer problema relacionado à glândula pode provocar diversas alterações no organismo. Kim listou alguns destes sintomas:

Cansaço excessivo

Se, mesmo dormindo entre 8 e 10 horas diárias, a pessoa se sente cansada ou com a necessidade de tirar um cochilo, há possibilidade que esteja com problemas na produção de hormônios da tireoide. Sentir-se esgotado com frequência, apresentar dores musculares e nas articulações, não conseguir se concentrar para desempenhar atividades simples e cotidianas, ter sonolência e perda de memória são sintomas que podem indicar que a tireoide não está funcionando corretamente e denominam indícios de hipotireoidismo (falta do hormônio da tireoide).

Agitação excessiva

O oposto dos sintomas acima, de forma exacerbada, também pode indicar problemas na tireoide, mas, neste caso, são indicações de hipertireoidismo (excesso do hormônio da tireoide). Isto é, sentir-se irritado, com taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), tremores, sensação intensa de calor e ter insônia denotam que o metabolismo não está funcionando de forma adequada.

Ressecamento

O mau funcionamento da tireoide também afeta peles, unhas e cabelo, que podem apresentar ressecamento e queda. Isto acontece porque, para a manutenção destas estruturas, o metabolismo dos elementos que as mantêm, como proteínas, estão prejudicadas, levando a fragilidade das mesmas.

Inchaço no pescoço

Dores e sensação de inchaço do pescoço, além de dificuldade para engolir, podem significar tireoidite, ou seja, inflamação da glândula tireoide. Em alguns casos, é comum também apresentar febre. Sendo assim, o diagnóstico deve ser realizado para um adequado tratamento.

Nódulos

Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas, nem sempre o nódulo da tireoide representa perigo; na verdade, em apenas 5% dos casos ele é câncer. Quando o nódulo é grande, ele pode se apresentar com um abaulamento na região anterior do pescoço; mas muitos casos são diagnosticados por acaso no exame de Ultrassonografia em exames de check-up.

Os sintomas citados acima são apenas algumas das principais repercussões do desequilíbrio da glândula tireoide. Porém, outras manifestações podem aparecer conjuntamente com alguns destes sinais.

“Estes sinais ou sintomas podem ser sinônimos de outras doenças. Deve-se ter em mente que o organismo é feito para funcionar de forma correta; portanto, na presença de qualquer sinal de disfunção dele, o recomendável é procurar um médico para a avaliação, diagnóstico e tratamento adequado”, ressalta o especialista.