ASSINE
search button

Telescópio Hubble mostra Galáxia NGC 4394

A galáxia encontra-se na constelação de Coma Berenices

Compartilhar

Descoberto em 1784 pelo astrônomo alemão-britânico William Herschel, NGC 4394 é uma galáxia espiral barrada situado a cerca de 55 milhões de anos-luz da Terra. A galáxia encontra-se na constelação de Coma Berenices (Cabeleira de Berenice), e é considerado para ser um membro do aglomerado de Virgem. 

NGC 4394 é a galáxia espiral barrada arquetípico, com braços espirais luminosos que emergem das extremidades de uma barra que corta a parte central da galáxia. Estes braços são recheados com estrelas jovens azuis, filamentos escuros de poeira cósmica, e, regiões nebulosas brilhantes de formação estelar. 

No centro da NGC 4394 encontra-se uma região de gás ionizado conhecida como um forro. Forros são regiões ativas que apresentam um conjunto característico de linhas de emissão no seu spectra- principalmente átomos fracamente ionizados de oxigênio, azoto e enxofre. Embora galáxias marítimas são relativamente comuns, ainda não está claro onde a energia vem de para ionizar o gás. Na maior parte dos casos, pensa-se ser a influência de um buraco negro no centro do Galaxy, mas também pode ser o resultado de um elevado nível de formação de estrela. 

No caso de NGC 4394, é provável que a interação gravitacional com o vizinho perto fez com que o gás fluísse para a região central da galáxia, proporcionando um novo reservatório de material para alimentar o buraco negro ou para fazer novas estrelas.