ASSINE
search button

Processo de coaching como aliado ao tratamento do câncer

Compartilhar

O desenvolvimento da medicina, o diagnóstico precoce e o tratamento rápido, eficiente e adequado fazem com que o câncer seja visto, cada vez mais, como um desafio bastante possível de ser superado.

Pacientes que antes não sabiam se iriam resistir à doença, hoje, conseguem nutrir esperanças de cura a partir da descoberta precoce deste mal. E, segundo especialistas, o reestabelecimento da saúde também está intimamente ligado à atitude e à reação do paciente, ainda que cada caso siga caminhos distintos. Alto-astral, pensamento positivo e bom humor ajudam na recuperação e a seguir em frente.

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Nacional do Câncer,no Japão, apontou que os otimistas têm mais chances de se curar da doença. O estudo, que teve o resultado divulgado em 2016, monitorou cerca de 57 mil pessoas, entre 50 e 79 anos, durante 11 anos.

O experimento separou em dois grupos as pessoas que tiveram suas vidas acompanhadas durante o período. Os pesquisadores concluíram que os grupos apresentam riscos semelhantes em relação ao câncer, entretanto, o percentual de vítimas foi 15% menor entre aquelas consideradas otimistas.

E é neste sentindo que o coaching vem se tornando um auxílio a pacientes que muitas vezes sofrem sem apoio emocional neste momento tão delicado. Segundo Carla Uyara, coach formada pela Febracis (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico), com certificação internacional em coaching, pela Florida Christian University, e em psicologia positiva, pela North Carolina University, o coaching é complementar ao tratamento, pois aumenta a esperança do paciente em sua recuperação.

“Ele possui ferramentas emocionais e lúdicas que ajudam a pessoa que está em tratamento, e às pessoas que a acompanham, a sonhar de novo, a encontrar positividade dentro de uma situação tão delicada, em um momento tão difícil da vida. E esta pesquisa veio confirmar a importância do otimismo no processo de recuperação”, reforça a especialista. 

Ainda segundo Uyara, o tratamento do câncer é delicado e não só os pacientes precisam de assistência, mas também seus familiares. “O coaching emocional é uma ferramenta de apoio a pessoas que estão em tratamento de câncer e também àquelas que as estão acompanhando, pois elas também adoecem. Não é um processo fácil de lidar. Há muitas questões emocionais envolvidas”, finaliza a coach.