ASSINE
search button

Associação Comercial de SP apresenta novo modelo de plataforma tecnológica  

Intenção é melhorar o mercado de crédito com duplicatas

Compartilhar

Com o objetivo de dar mais segurança e agilidade ao mercado de crédito com duplicatas, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) colocou em funcionamento, neste mês, a Central de Registro de Direitos Creditórios (CRDC), serviço que disponibiliza a empreendedores e agentes financeiros um sistema de acompanhamento de duplicatas, em tempo real.

A ACSP assinou acordo de cooperação com a Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac) para ações conjuntas das duas entidades, no sentido de potencializar e dar novos desenhos ao mercado de crédito, já que a Anfac representa grande parte das empresas do setor de fomento mercantil.

"Nesse momento de tantos desafios na nossa economia, a CRDC é mais um instrumento para que a economia se movimente de forma mais dinâmica, para que os empresários tenham acesso a mais dinheiro", diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 

Por meio da CRDC - cujo projeto-piloto foi implantado no ano passado - é possível, por exemplo, verificar a integridade e a validade de notas fiscais eletrônicas (NF-e); gerar duplicatas digitais a partir de NF-e; checar se não há várias duplicatas associadas a uma mesma NF-e e acompanhar o ciclo de vida da NF-e/duplicata digital até o seu vencimento. 

O serviço da ACSP é destinado a empreendedores e agentes financeiros. Permite que sejam feitas solicitações eletrônicas de registro da duplicata digital em cartórios e a guarda de documentos digitais por até oito anos. Tudo por meio de uma plataforma tecnológica de alta performance, estruturada a partir de avanços jurídicos e regulatórios advindos nos últimos anos.

De fato, a CRDC irá propiciar um ambiente mais favorável à realização de negócios e à concessão de crédito, uma vez que garantirá lastreamento às duplicatas, dando mais confiabilidade a esse mercado e, consequentemente, impulsionando seu crescimento. 

"Com o tempo, a tendência é de que o mercado ofereça cada vez mais crédito por meio de duplicatas, tornando essa uma forma de financiamento mais atrativa para os empreendedores", comenta Burti.

Em geral fácil de ser emitida, mas difícil de ser verificada, a duplicata é uma das ferramentas mais antigas que os empresários usam para conseguir crédito junto a agentes financeiros.