ASSINE
search button

Distrito Federal vacina 215 mil pessoas contra gripe até o início da tarde

Compartilhar

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou oficialmente neste sábado (30) e, no Distrito Federal, já com 215 mil pessoas imunizadas até o início da tarde. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde do Distrito Federal, Tiago Coelho, isso representa mais de 40% da meta de 609 mil pessoas dos grupos de risco a serem vacinadas.

“Iniciamos a vacinação no dia 18 de abril para alguns grupos de risco, hoje é o Dia D e estamos acreditando que, com mais de 2 mil servidores engajados hoje, vamos chegar a 80% dessa meta”, disse Coelho, explicando que até o dia 20 de maio as doses da vacina estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde do DF.

Devem receber a dose crianças com idade de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também serão imunizados.

No estacionamento do ambulatório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), no Distrito Federal, foi montado um serviço dedrive thru para atender pessoas com dificuldade de locomoção.

A aposentada Ana Joaquina de Oliveira, de 102 anos, faz questão de comparecer todos os anos e segundo a filha Marlene de Oliveira Brito, de 73 anos, também aposentada, elas nunca mais tiveram gripe depois que passaram a se vacinar durante a campanha.

“Gostei muito do drive thru. Todos os anos íamos lá dentro, mas ela anda com dificuldade, a cabeça está boa, mas as pernas não ajudam. Ela faz questão de vir, todo mundo deveria vir, não é sacrifício”, disse Marlene.

Gripes que podem matar

A vacina que está sendo aplicada protege contra três subtipos do vírus da gripe: a influenza A - H1N1 e H3N2 e a influenza B.

O subsecretário explica que esses virus são um tipo diferente da gripe comum, porque tem uma taxa de letalidade muito maior. “Ela é muito mais forte que uma gripe comum e por isso pode levar ao óbito. No DF já temos cinco óbitos pelo H1N1 registrados, em outras unidades da federação esse número é muito maior. Então, as pessoas não podem pensar que é mais um tipo de gripe comum. Se vacinar também é prevenir que outras pessoas da família, do trabalho ou os vizinhos adoeçam e tenham um quadro de saúde agravado”, explicou.

Paulo Lisbão, de 38 anos, é funcionário publico e profissional de saúde e entende bem os riscos da gripe. Ele já se vacinou na última semana e hoje levou os filhos Thiago e João Pedro, de 4 e 2 anos respectivamente. “Eles choraram um pouco, mas faz parte do processo. Uma picadinha não é nada para a importância que a vacina tem esse ano para eles. São vacinas que protegem contra doenças virais, que podem ser potencialmente muito graves”, disse. “É muito importante que todos venham [aos posto receber a vacina]e que as crianças sejam vacinadas na época correta”, completou.

O aposentado Bendito de Almeida, de 65 anos, não se importou com o frio que fez no início da manhã e também esteve no Hran para a vacinação. “Tem mais de 10 anos que venho vacinando todos os anos e passei esse tempo todo sem gripe”, disse.

Dia D Nacional

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% de um total de 49,8 milhões de pessoas. A escolha dos grupos prioritários, segundo a pasta, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias.

O envio das doses da vacina começou no dia 1º de abril e pelo menos 22 estados decidiram antecipar o início da vacinação. Em todo o país, 65 mil postos de vacinação vão funcionar durante a campanha, que segue até o dia 20 de maio e conta com a participação de 240 mil profissionais de saúde.