ASSINE
search button

Cuidados com a pele devem começar aos 20 anos

Compartilhar

Cada vez mais, a medicina avança no sentido da prevenção do envelhecimento e da melhoria dos tratamentos específicos para pele. Acompanhando pesquisas e a imprensa, constata-se que essa atenção tem se iniciado mais cedo. Atualmente, já é possível receber orientação a partir dos 20 anos e os cuidados seguem pela vida inteira. Tudo em favor de ter uma aparência descansada e uma pele vistosa.  

No entanto, é importante definir os cuidados específicos para cada faixa-etária a fim de alcançar os melhores e mais prolongados resultados A dermatologista Gabriela Casabona recomenda que, dos 20 aos 25 anos, os focos sejam proteção solar e cuidados tópicos com a pele, dos 26 aos 35 é o momento para iniciar a profilaxia de rugas dinâmicas, como o botox preventivo, por exemplo e, a partir dos 35 anos, chega a vez da restauração do volume da face, perdido durante o processo de envelhecimento. As áreas que mais necessitam de reposição de volume são os sulcos naturais da pele, olheiras e lábios ou estruturas como o contorno facial, maçãs do rosto e o “bigode chinês”. Os preenchedores faciais de ácido hialurônico são substâncias utilizadas com o objetivo de conferir o volume necessário para áreas específicas. 

Além dos cuidados próprios para cada faixa-etária, existem também os tratamentos para as queixas individuais e que devem ser avaliados junto com o médico. Segundo a Dra. Gabriela, os procedimentos estéticos mais procurados em seu consultório são para tratamento de rugas e melhora da aparência de cansaço (olheiras). As dicas são, novamente, protetor solar para retardar o envelhecimento e restauração do volume por meio do preenchimento facial com ácido hialurônico, que também contribui para a hidratação da pele.