12º Encontro de Colaboradores do J-PAS reunirá estudiosos do universo no Rio de Janeiro

Até 15 de abril o Rio de Janeiro receberá, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o 12º Encontro da Colaboração Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey (J-PAS/PAU-BRASIL).

O J-PAS é um projeto de colaboração internacional entre Brasil e Espanha, com a finalidade de obter um levantamento astronômico que permitirá aprofundar os estudos da expansão acelerada do universo e natureza da energia escura.

As observações são feitas através de telescópios que captam um grande campo de visão do céu, obtendo dados de alta precisão que permitem traçar um mapa tridimensional preciso do universo, com o registro de centenas de milhões de galáxias e outros corpos celestes, como quasares, supernovas e estrelas.

Com os dados coletados, pesquisadores serão capazes de saber, entre outras coisas, sobre a natureza da Energia Escura, como galáxias e aglomerados de galáxias se formaram e evoluíram, qual a evolução futura do Universo, estudar as estrelas do Halo Galático; e medir a composição química de asteroides no Sistema Solar.

O J-PAS envolve a construção de dois telescópios robóticos no Pico de Buitre, em Teruel, Espanha. O Observatório Nacional é representado no J-PAS pelo projeto PAU-BRASIL, realizado em parceria com CBPF, INPE e IAG-USP, com financiamento da FINEP e da FAPERJ. A equipe brasileira ficou responsável pela construção da câmera do telescópio principal, a segunda maior do mundo, que está em fases finais de desenvolvimento. A câmera menor, construída também com participação do ON, já está concluída e em operação desde novembro do ano passado, em fase de comissionamento – uma avaliação técnica para garantir que sua instalação e operação estejam de acordo com os requisitos operacionais e as necessidades do projeto. Com ela, está sendo feito um levantamento do universo local utilizando 12 filtros que, juntamente com sua contrapartida no hemisfério Sul, também já concluída, irá cobrir todo o céu.