ASSINE
search button

Teste para diagnóstico da H1N1 pode ajudar no tratamento 

Compartilhar

A H1N1 chegou mais cedo ao Brasil neste ano e pegou muita gente desprevenida. Apenas no Estado de São Paulo foram notificados 372 casos e 55 mortes apenas doença. 

O que pouca gente sabe é que o teste para identificar se a pessoa está com o vírus ou está infectado por outros tipos, como Influenza A ou Influenza B, é essencial para o correto tratamento da H1N1. “O diagnóstico rápido e preciso é de fundamental importância não apenas para o início imediato do tratamento, quanto também para evitar o uso de antiviral desnecessário. Pacientes portadores da gripe sazonal, causada pelos vírus Influenza A ou Influenza B, na maior parte dos casos, não necessitam de tratamento, pois estas doenças são autolimitadas e a cura vem espontaneamente em 2 a 5 dias”, destaca o patologista clínico Helio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Richet Medicina & Diagnóstico.

No Brasil, já existe um exame capaz de identificar a doença – é o GeneXpert FluA. “O teste detecta fragmentos genéticos do vírus (RNA) através de metodologia PCR em tempo real. Atualmente é o que existe de mais sensível, fornecendo resultados em cerca de apenas 1 hora. Além disso, o teste também informa se trata de gripe comum ou sazonal, fornecendo resultados para INFLUENZA A, INFLUENZA B e INFLUENZA H1N1”, explica o especialista.