ASSINE
search button

Páscoa saudável: os benefícios do chocolate para o organismo

Compartilhar

Diversas pesquisas já comprovaram que o chocolate pode fazer bem à saúde. Pele,intestino, cérebro e coração são alguns dos órgãos que se beneficiam da ação de cinco de substâncias presentes no doce: flavonóides, polifenóis, teobromina, feniletilamina e cafeína. “Os flavonoides e polifenóis são antioxidantes que combatem os radicais livres e, assim, previnem o envelhecimento celular do organismo, inclusive da pele. Já a teobromina, feniletilamina e cafeína estimulam o sistema nervoso central e promovem sensação de prazer e bem-estar” explica a dermatologista Ana Carolina Sumam, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - RJ. Segundo ela, o que faz o chocolate ser tão popular é a combinação entre gosto bom e benefícios físicos e psicológicos.

Embora não existam estudos científicos que comprovem uma ligação direta entre o consumo de chocolate e o aparecimento de acne ou espinhas, alimentos muito gordurosos e com alto índice glicêmico podem sim piorar o processo inflamatório da pele e aumentar a produção das glândulas sebáceas. O chocolate se encaixa nos dois casos: tem muita gordura e alto índice glicêmico.

Isso não quer dizer que o chocolate seja um alimento proibido. “O chocolate não é um vilão. É um alimento muito rico em flavonoides, que são antioxidantes e fazem bem para a saúde”, explica Jeanne Herdy, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para evitar o aparecimento de cravos e espinhas sem abrir mão do chocolate, o mais importante é a moderação. “Pode comer sem culpa, mas não coma mais de 100 gramas de chocolate por dia”, aconselha Jeanne lembrando que é melhor dar preferência aos chocolates amargos, com maior concentração de cacau e menos gordura que as versões ao leite. O chocolate branco deve ser a última opção: não contém pasta de cacau, só a manteiga, e é o mais gorduroso de todos podendo prejudicar a pele. “Chocolates com castanhas ou amendoim também têm mais gordura que os chocolates comuns, e devem ser evitados”, diz a médica.

Segundo a nutricionista Danielle Neiva,do Rio de Janeiro, quanto mais cacau tem o chocolate, maior sua concentração de antioxidantes e estimulantes. Por isso, os especialistas recomendam o consumo da versão amarga, aquelas com 60 a 100% de cacau na composição. “O meio amargo (40 a 60% de cacau) também faz bem ao organismo, mas deve ser uma opção secundária, por conter mais açúcar do que o amargo.Já o ao leite - que leva mais leite e açúcar do que cacau - e o branco - composto por manteiga de cacau, açúcar, leite e gordura saturada - praticamente não oferecem benefícios à saúde” explica.

De acordo com um estudo feito na Universidade de Áquila, na Itália, os derivados do cacau podem melhorar a cognição — processos mentais que são responsáveis pelo pensamento, percepção, classificação, juízo, imaginação e linguagem e a memória em idosos. O risco de acidente vascular cerebral (AVC) também pode ser reduzido. Uma pesquisa feita pelo Instituto Karolinska, na Suécia, revelou que homens que comem 10 gramas de chocolate por dia podem ter 17% menos risco de sofrer um derrame, afirma o Professor J. Cléber, especialista em terapia nutricional e medicina do esporte.


Veja abaixo os benefícios para o organismo:

INTESTINO

A função antioxidante do chocolate pode ajudar a proteger o intestino do stress oxidativo — quadro em que há a sobrecarga de alguma substância e que pode ocasionar danos às células. Com essa proteção, há menores chances de se desenvolver problemas intestinais, como o câncer de cólon. Segundo uma pesquisa coordenada por estudiosos do Instituto de Ciência, Tecnologia e Nutrição Alimentar, na Espanha, as substâncias antioxidantes presentes no alimento, como os polifenois e os flavonoides, exercem uma proteção na mucosa intestinal e impedem a proliferação de células cancerígenas na região. 

METABOLISMO

Chocolate é sinônimo de ganho de peso? Nem sempre. Uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que comer quantidades moderadas do doce, principalmente na versão amarga, pode ajudar a emagrecer. Professor J. Cléber concorda: “ O chocolate possui “calorias neutras” que, em pequenas quantidades, regulam o funcionamento do metabolismo e, consequentemente, combatem o acúmulo de gordura do corpo”.

CORACÃO

Por ser um alimento antioxidante, o chocolate pode ajudar na boa saúde do coração. Entre os seus benefícios, ele auxilia na redução do colesterol ruim, o LDL, por diminuir a sua oxidação e, consequentemente, sua formação. “Assim, o chocolate auxilia na prevenção da placa de ateroma, que se forma na parede dos vasos sanguíneos com o acúmulo do LDL. Em casos graves, essas placam podem causar infarto e acidente vascular cerebral”, explica a cardiologista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Angélica  Bosinger, acrescentando que, além disso,  o chocolate auxilia no funcionamento das células que recobrem os vasos sanguíneos, reduzindo o colesterol total.

Segundo a médica uma pesquisa feita pela Universidade de Wageningen, na Holanda, descobriu que o chocolate ainda ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias. Foi constatado, no mesmo estudo, que o alimento impede que os glóbulos brancos saiam da corrente sanguínea e se fixem às paredes das artérias.

MÚSCULOS

Segundo J. Cléber, um estudo publicado pelo periódico "AppliedPhysiology, Nutrition, andMetabolism" descobriu que atletas de ciclismo de alta performance que tomaram leite com achocolatado depois do treino tiveram melhores desempenhos no treino seguinte do que os que ingeriam bebidas esportivas. “Os cientistas constataram que a bebida com chocolate alivia dores musculares e regenera os músculos por aumentar em 70% o poder do consumo máximo de oxigênio” diz o especialista em esporte.

MENTE

“Além dos efeitos positivos à saúde física, o chocolate nos faz sentir melhor, um dos motivos pelos quais ele é muito popular”, diz a nutricionista Daniella Neiva. O chocolate contém triptofano, um aminoácido que é um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. O alimento também tem outras substâncias que colaboram para o humor, como a feniletilamina — que é semelhante à anfetamina. A substância eleva os níveis da dopamina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer e que atua como estimulante.