ASSINE
search button

'El País': Twitter cancela 125.000 contas relacionadas com o Estado Islâmico

EUA trabalha em parceria com companhia para conter as mensagens que difundem o terrorismo

Compartilhar

Matéria publicada nesta domingo (7) no El País, conta que o Twitter revelou que, desde maio de 2015, mais de 125.000 contas na rede social foram canceladas por conta de ameaças e apologias ao terrorismo. Segundo a empresa, que tem sua sede na Rua Market (São Francisco, Califórnia), recrutadores do Estado Islâmico (EI) usavam seus perfis como ferramenta para atrair pessoas que identificavam como suscetíveis à manipulação. 

Em seu blog, a companhia explica: “Condenamos o uso do Twitter para promover o terrorismo. A ameaça terrorista evoluiu e nossa forma de lidar com ela também”.

Por isso, a equipe de funcionários que se dedica a monitorar as atividades que podem ser consideradas delitos foi ampliada. Outra de suas metas é melhorar o tempo de resposta e decisão para detectar e cancelar as contas na rede social.

Segundo a reportagem, além do efetivo humano destinado a essa atividade, imprescindível para captar duplos sentidos, mensagens subliminares e ironias, o Twitter também criou um algoritmo capaz de captar o conteúdo. “As plataformas globais na rede estão obrigadas a tomar decisões que são um desafio no campo da detecção, mesmo sem ter experiência prévia”, afirma a publicação no blog.

A rede social do passarinho azul resolveu anunciar essa medida poucos dias antes de publicar seus resultados financeiros, na próxima quarta-feira. Também se espera que o Twitter informe, antes dessa data, dados relacionados ao produto. E a finalidade é clara: impulsionar a ação antes de prestar contas publicamente.

Texto baseado em matéria do jornal El País. para ler na íntegra, acesse o link abaixo:

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/06/tecnologia/1454723308_025797.html