ASSINE
search button

Governo do Rio entrega carros para combate ao aedes aegypti

Veículos serão usados na investigação de casos de dengue, zika e chikungunya

Compartilhar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (4/2), a última etapa da entrega dos veículos que vão reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti em 91 municípios fluminenses. Prefeitos de 12 cidades receberam 20 carros, que vão atuar na investigação de casos de dengue, zika vírus e febre chikungunya. Ao todo, 170 veículos foram adquiridos com a verba destinada pelo Ministério da Saúde para ações de vigilância em saúde.

– O Estado é parceiro dos municípios nessa batalha, que é diária e que só será vencida com o apoio de toda a população – ressaltou o governador Luiz Fernando Pezão. 

A opção pela aquisição dos veículos se deu após um diagnóstico das necessidades das equipes de atuação em vigilância epidemiológica dos municípios. Os recursos investidos na aquisição foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e são referentes à rubrica da Vigilância em Saúde, destinada exclusivamente para ações de Vigilância Epidemiológica a serem definidas pelos municípios. Entre as atuações, estão o apoio às equipes de campo, transporte de amostras e investigação de casos. 

– Além da campanha maciça de combate aos focos do mosquito, temos uma preocupação especial com as gestantes. Em janeiro, divulgamos um protocolo que padroniza o atendimento às grávidas com suspeita de zika e aos bebês com microcefalia. É essencial que as gestantes adotem medidas de proteção individual no dia a dia, como o uso de roupas compridas, além do repelente – explicou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr. 

A distribuição dos veículos é feita da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes receberam três carros; cidades com população entre 23 mil e 160 mil habitantes receberam dois carros; e municípios com população inferior a 23 mil habitantes receberam um carro. Após a entrega dos veículos, cabe às prefeituras a transferência da documentação e todas as demais despesas geradas com seu uso, assim como o acompanhamento das atividades. 

Campanha 10 Minutos Salvam Vidas

O zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite dengue e chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de prevenção é combater o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. A Secretaria de Saúde lançou a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, que incentiva a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas. A ação inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.