ASSINE
search button

'WSJ': A tecnologia que vai mudar a sua vida em 2016

O futuro nunca pareceu mais próximo que agora, na chegada de 2016

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (31) no The Wall Street Journal, conta que a ficção científica irá se tornar fato científico quando você tirar férias por meio da realidade virtual e sua lavadora de louças fizer pedidos de detergente por conta própria. Você está preparado para um drone que te segue como os paparazzi?

Quando olhamos para o futuro dos dispositivos, dois temas surgem ao que se refere às inovações e ideias que provavelmente devem causar mais alvoroço. Um dos temas é libertação: nós estamos cada vez menos presos, seja a um carregador de celular ou a uma assinatura de TV a cabo. O outro é inteligência: à medida que aumenta o poder de processamento e da banda larga, nossas máquinas, serviços e até aplicativos de mensagem tornam-se mais capazes.

Abaixo, algumas inovações que estão por vir.

Tudo operado por voz

Os dispositivos eletrônicos operados por voz devem registrar um enorme salto em precisão e inteligência em 2016. Falar é uma forma mais natural de interagir com dispositivos que requerem informações complexas, mas não têm uma relação muito amigável com um teclado, como TVs, sistemas de som e eletrodomésticos. Após as operações por sistemas de voz terem chegado a muitos aparelhos e sistemas em 2015, elas estarão em ainda mais computadores e dispositivos em 2016, até em brinquedos, como o Dino, que responde perguntas, e o robô familiar Jibo.

Como se preparar: Escolha uma plataforma e fique com ela. Quanto mais os sistemas de voz te conhecem, melhor eles funcionam. E a Amazon, a Apple, o Google e a Microsoft nem sempre funcionam bem juntos.

Drones mais seguros e inteligentes

Passaremos a pensar nos drones mais como câmeras fotográficas do que helicópteros. Uma fabricante, a Lily, planeja lançar um modelo à prova d’água que segue o proprietário enquanto ele pratica canoagem, esquia ou tira um selfie no pôr-do-sol em uma praia. A GoPro, fabricante de câmeras fotográficas e de vídeo, também planeja lançar um drone, chamado Karma, embora a empresa esteja mantendo seu funcionamento em segredo.

Como se preparar: Não compre um dos modelos atuais a menos que você esteja preparado para ter aulas de pilotagem. E não compre modelos grandes em sites de financiamento coletivo, pois eles estão sujeitos a atrasos e até cancelamento da entrega. Também saiba seus direitos e deveres como proprietário de um drone, como onde é permitido voar e como registrá-lo junto ao governo.

Realidade Virtual = Realidade

A realidade virtual deve se transformar em realidade no primeiro semestre de 2016, quando chegar ao mercado o aguardado Oculus Rift, seguido pelo Vive, da HTC, e o PlayStation VR, da Sony. Os sensores avançados e dispositivos especiais prometem experiências imersivas que farão você se sentir em um teletransportador. O uso para jogos estará entre os principais atrativos, mas graças a investimentos em vídeos de 360 graus e apps, você também poderá experimentar a primeira fila de um show com ingressos esgotados ou um assento em uma reunião que de outra forma você teria perdido.

Como se preparar: Se você tem o novo telefone Samsung Galaxy, compre o Gear VR, que nos EUA custa US$ 100. Se você tem um iPhone ou outro smartphone Android, experimente o Google Cardboard, vendido no mercado americano por US$ 20.

Carregamento sem fio em todos os lugares

Recarregar a bateria sem a necessidade de fio é a promessa do setor de tecnologia. Este ano, poderemos de fato parar de plugar nossos dispositivos nas tomadas. Uma guerra por padrões entre as duas principais tecnologias está sendo resolvida, com as duas partes se unindo para colaborar. A rede de cafeterias americana Starbucks já possui mesas que carregam dispositivos sem o uso de fios e a rede sueca IKEA já começou a vender móveis que também carregam aparelhos sem a necessidade deles. A General Motors, a Toyota e a Audi terão em breve carregadores sem fio em seus carros.

Como se preparar: Fique de olho nas estações de recarga sem fio em aeroportos e cafés. Espere para comprar novos aparelhos. Evite as atuais capas com bateria extra sem fio.

Câmeras que veem mais

Smartphones e outros dispositivos fotográficos terão lentes múltiplas e sensores para melhorar a qualidade da imagem, dar profundidade e “ver” em 3-D. Uma câmera chamada Light L16 que deve ser lançada no meio do ano emprega 16 módulos de lentes e sensores com aberturas focais variadas para tirar fotos com 52 megapixels.

Como se preparar: Não invista em uma nova câmera cara DSLR. Com a tecnologia de múltiplas lentes, você pode conseguir em breve fotos melhores a partir de um dispositivo bem menor e mais leve.

Eliminar o fio do fone de ouvido

Fones de ouvido operados por bluetooth não são novidade, mas em 2016 você deveria comprar um. Avanços na tecnologia sem fio indicam que não haverá mais sons abafados ou quedas de conexão. Estamos esperando vários fones realmente sem fio em 2016, como o Bragi Dash e o Alpha Skybuds — eles sequer precisam de um fio para se conectar entre suas orelhas.

Há até rumores de que as saídas para os fones desaparecerão dos smartphones, uma vítima da busca de um design cada vez mais fino.

Como se preparar: Você pode comprar fones com bluetooth confortáveis, como o Bose SoundLink ou o Jaybird X2, para treinar. Para a próxima geração, espere pelo menos até a feira de eletrônicos de consumo, a CES, que será realizada em Las Vegas, entre 6 e 9 de janeiro.