Jornal do Brasil

Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

Ciência e Tecnologia

Empresas oferecem produtos e descontos por SMS

Saiba como se beneficiar sem cair em golpes

Jornal do Brasil

Várias empresas usam canais diferentes de comunicação na hora de se relacionarem com seus clientes. Um deles é o SMS, no qual o contato é direto e o próprio cliente responde a mensagem, caso tenha interesse no que foi oferecido. No entanto, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes.

Este tipo de comunicação feito via SMS atinge grande parte dos brasileiros, que passam praticamente o dia inteiro com o celular na mão. De acordo com uma pesquisa feita pela Global Mobile Consumer Survey, o Brasileiro olha o celular em média 75 vezes por dia.

Esta forma de comunicação vem sendo feita, justamente, para não incomodar os clientes com ligações indesejadas. De acordo com Cristiano Zakhour, diretor da empresa de relacionamento com cliente, Mobi2buy, “o SMS é um canal prático e de grande impacto. Muitas vezes o consumidor perde boas oportunidades por medo que a mensagem seja um golpe”.

Ofertas de desconto, promoções limitadas, confirmação de compras são feitas por estes canais, confira 5 dicas para não cair em golpes por SMS:

Mensagens genéricas. Por exemplo, as que não identificam o cliente pelo nome, ou por outros dados pessoais. Pedidos de resposta com urgência. 

Uso de caracteres incomuns nas mensagens.Desconfie de mensagens promocionais enviadas por telefones com mais de 5 dígitos. As empresas costumam utilizar números curtos para esse tipo de envio.

Erros de ortografia. Lembre-se: mensagens de texto normalmente não tem acento e “ç” nas palavras, já que celulares  não costumam reconhecer. 

Tags: SMS, consumidor, cuidados, golpes, segurança

Compartilhe: