ASSINE
search button

Projeto desenvolvido pela Sedru será apresentado na COP21

Objetivo é a redução dos acidentes geológicos

Compartilhar

O programa “Redução de Áreas de Riscos”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), foi um dos projetos do governo de Minas Gerais selecionados para ser apresentado, entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, na 21ª Conferência do Clima (COP 21), realizada em Paris. 

A ação realizada pela Sedru será apresentada no Pavilhão de Ações Transformadoras (Pavilhão TAP), juntamente com outros 100 projetos de governos locais de todo o mundo, como tendo potencial de transformar a sociedade e por consequência um projeto com capacidade para ser financiado por Agências de Fomento, Bancos Multilaterais e Organizações Internacionais. O projeto selecionado também ficara disponível no banco de dados do Programa de Ações Transformadoras do ICLEI (Local Governments for Sustainability) para futuros investimentos.

Para o secretário da Sedru, Tadeu Martins Leite, a escolha do projeto é motivo de muito orgulho por está sendo exposto no maior evento ambiental do planeta e, também, de esperança por conseguir investimentos internacionais para ser ampliado para todo o Estado. “Dentro do programa já elaboramos planos de redução de risco de 10 cidades mineiras e para executar a próxima fase, que seria a execução das ações previstas neste planejamento é necessário um alto investimento, que esperamos conseguir através da visibilidade que o projeto irá ter dentro do mais importante evento sobre o meio ambiente do mundo” disse. 

Redução de Risco:

O projeto tem como objetivo a execução de intervenções estruturais e não estruturais  necessárias para eliminação de desastres em decorrência de acidentes geológicos  em áreas consideradas como sendo de risco alto e muito alto, identificados nos Planos Municipais de Redução de Risco (PMRR’s), contratados pela Sedru.  Os PMRR’s já elaborados referem-se aos municípios de Barbacena, Itabira, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Betim, Brumadinho, Nova Lima, Sabará, Coronel Fabriciano e Ipatinga. 

COP 21

A 21ª Conferência do Clima (COP 21) é realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e como principal objetivo fechar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, reduzindo o aquecimento global e limitando o aumento da temperatura do planeta em 2º até 2100. A Convenção do Clima foi elaborada durante a Rio-92, mas nunca foi efetivamente.