ASSINE
search button

Café no Copa discute o uso da tecnologia na medicina

Inteligência artificial, computação nas nuvens e internet mudam a dimensão do cuidado com a saúde

Compartilhar

Máquinas interpretando exames, aplicativos fazendo diagnósticos e centros de telemedicina conectando-se, a baixo custo, a áreas extremamente remotas. Esse é o cenário contemporâneo da medicina, no qual a inteligência artificial está cada vez mais atuante no suporte à decisão dos profissionais de saúde e na melhoria da assistência ao paciente. Fatos que serão debatidos nesta sexta-feira, dia 27/11, às 8h, no Café no Copa - tradicional evento da medicina carioca.

Para o diretor do Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, Roberto Botelho, que ministrará a palestra Telemedicina, Informática e Novas Fronteiras, a integração da tecnologia com o cérebro - que não está tão distante - marcará um período em que não haverá diferença entre a decisão neuronal biológica e a inteligência do computador. "Estamos vivendo uma transformação histórica e de ruptura de paradigmas. A internet das coisas é um conceito que proporciona uma oportunidade única para o monitoramento do paciente, e a inteligência artificial aumenta a aderência às diretrizes mais atualizadas, melhorando o compartilhamento de protocolos entre referências e hospitais terciários. Outra grande contribuição da tecnologia é a redução das disparidades sociais de acesso à saúde de qualidade", enfatiza.

Patrícia Rocco, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro titular da Academia Nacional de Medicina, abordará os avanços no uso da válvula endobrônquica e da célula-tronco no tratamento do enfisema pulmonar. O encontro científico contará ainda com uma mesa debatedora sobre tecnologia na área médica, formada pelo diretor executivo do Americas Medical City, Marcus Vinícius J. dos Santos, o pneumologista Carlos Alberto de Barros Franco e o cirurgião torácico Ruy Haddad.

Essa é a última edição de 2015 do Café no Copa, a ser realizada no complexo médico-hospitalar Americas Medical City, na Barra da Tijuca.

Sobre o Café no Copa:

O Café no Copa é uma realização dos hospitais Pró-Cardíaco e Samaritano e do complexo médico-hospitalar Americas Medical City.  Sob a coordenação dos médicos Claudio Domênico, Célio Cortinhas, Evandro Tinoco e Fernando Gjorup, o encontro proporciona aos participantes a troca de informações e atualização sobre temas relevantes da medicina contemporânea. 

Serviço

Data: 27 de novembro de 2015. 

Hora: 8h.

Local: Americas Medical City - Av. Jorge Curi, 500 - Barra da Tijuca.