ASSINE
search button

Brasileiro é o novo presidente da Confederação Latino- Americana da Sociedades de Anestesiologia

Vitória Brasileira dentro da representatividade política latino-americana na Anestesiologia

Compartilhar

No último dia 21 de setembro, o Dr. Carlos Eduardo Nunes, o Dr. Cadu como é carinhosamente conhecido no meio médico brasileiro, foi eleito como o novo presidente da CLASA – Confederação Latino-Americana de Sociedades de Anestesiologia, para o biênio 2016-2017.

Aos 56 anos, Dr. Cadu, natural do Rio de Janeiro, é Coordenador de Anestesia do Núcleo de Tratamento da Obesidade, Coordenador de Anestesia do Hospital da Mãe e Coordenador da Equipe de Anestesia do Hospital das Américas, todos no RJ. Formado em 1982 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ele chega à presidência da CLASA em um momento político delicado da entidade latino-americana, que necessita aumentar sua arrecadação.

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia é conhecida por sua organização estratégica e por ser uma entidade rica em recursos. O que se espera da nossa gestão é que consigamos levar à Clasa, que tem uma estrutura muito mais frágil e amadora, a mesma organização política e financeira que temos aqui no Brasil”, explica o dirigente.

Uma das metas da gestão do Dr. Carlos Eduardo é aumentar credibilidade internacional da CLASA, atraindo mais patrocinadores para seus congressos, que são hoje a segunda fonte de renda da entidade. O objetivo imediato da nova diretoria – que tem como vice-presidente o mexicano Ignácio Varella e como secretário-geral, o uruguaio Gustavo Calabrese –  é mudar o estatuto para que a entidade possa ter atuação comercial, com venda de revistas ou organização própria de congressos, por exemplo. Para isto, será convocada uma assembleia extraordinária para o primeiro semestre do ano que vem, provavelmente na República Dominicana, para a votação da criação de um órgão, que provisoriamente já tem o nome de Fundação Clasa. 

Com a mudança estatutária, a CLASA deixa de ser uma entidade sem fins lucrativos. E, com isto, poderemos criar, por exemplo, uma empresa organizadora de eventos para ter mais retorno comercial nos nossos congressos, não só da Clasa, mas de todas as sociedades latino-americanas. Nosso objetivo é chegar ao custo zero de inscrição para o médico nos eventos”, afirma o dirigente.