ASSINE
search button

Academia Nacional de Medicina abre inscrições para Prêmios de 2016

Compartilhar

A Academia Nacional de Medicina (ANM) oferece há anos Prêmios a trabalhos individuais ou coletivos de médicos brasileiros, que contribuam substantivamente para o conhecimento em áreas da Medicina. As inscrições para a edição de 2016 ficam abertas a partir desta quinta-feira (15), até o dia 31 de março de 2016. Sob a presidência de Francisco Sampaio, a ANM incrementa e dá mais ênfase aos Prêmios. 

O Prêmio Austregésilo abrange trabalhos relacionados a Neurologia, Neurocirurgia e Neurociências. Considerado o pai da neurologia brasileira, o Acadêmico Antônio Austregésilo, patrono da Cadeira número 11, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 16 anos, defendendo a tese "Estudo clínico do delírio". Foi o criador da primeira escola de neurologia do Brasil, e o primeiro professor da Cátedra de Neurologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1912.

Já o Prêmio Academia Nacional de Medicina contempla trabalhos individuais ou coletivos, na área de Cirurgia. 

O Prêmio Presidente da Academia Nacional de Medicina, por sua vez, oferece três prêmios, um em cada seção -- Cirurgia, Medicina, e Ciências Aplicadas à Medicina. Ele é uma homenagem aos presidentes da ANM, Joaquim Candido Soares de Meirelles, Aloysio Castro e Deolindo Couto. 

Soares de Meirelles, médico cirurgião e político, foi um dos fundadores da Academia e membro titular da Cadeira N° 1 da ANM. O Acadêmico Aloysio de Castro, professor de Patologia Médica e de Clínica Médica, foi diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e subcomissário de Higiene e Assistência Pública do Rio. Deolindo Couto, médico neurologista e escritor, entre os cargos que exerceu ao longo da vida, foi médico do Serviço Nacional de Doenças Mentais e docente livre de Clínica Neurológica e de Clínica Médica da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil.

Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, A ANM completou 186 anos em junho.

>> Confira as normas para apresentação de trabalhos