ASSINE
search button

Mast lança programação especial para o Dia das Crianças

'Lugar de criança é no Mast' apresenta série de atividades educativas para público infantil

Compartilhar

Nos dias 10 e 11 de outubro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins promove uma programação especial para o Dia das Crianças. Sessões do Planetário Digital,  Cozinhando com a Ciência, Programa de Observação do Céu (POC) e Visita Orientada, são algumas das atrações da 6ª edição do 'Lugar de Criança é no Mast'. 

No dia 10 de outubro, o Museu apresenta o Cine Ciência com o filme 'A falsa ciência dos super-heróis'. Após a exibição, o público será convidado a participar de um debate que aborda os poderes dos super-heróis sob o viés da ciência. Com a participação dos professores Dimas de Fontes, mestre em História da Ciência pela Uerj e Gastão Galvão (bolsista PCI – Mast/MCTI), químico e doutor em História da Ciência pela UFRJ, o encontro propõe uma reflexão sobre  os mitos e verdades por trás dos poderes dos super-heróis. No Cine Ciência especial Dia das Crianças, os espectadores poderão assistir a obra 'O Show da Luna!'. A série brasileira de animação gira em torno de uma garota de seis anos que é apaixonada por ciências.

Também no dia 10 de outubro, a partir das 15h, acontece o Cozinhando com a Ciência. Durante a atividade, crianças poderão produzir uma massinha de modelar para a construção de um Sistema Solar em escala. Já a partir das 17h30, acontece o Programa de Observação do Céu (POC). Dividida em duas etapas, a atividade começa no auditório do Museu com O Céu do Mês. Depois de conferir vídeos de astronomia e aprender a como reconhecer astros a olho nu utilizando uma carta celeste, o público segue para a próxima etapa. É no campus que a observação do céu acontece. Através de telescópios modernos e de uma luneta centenária, os visitantes poderão observar configurações celestes e planetas.

No domingo, 11 de outubro, a programação continua com mais sessão do Planetário Digital e a atividade Visita Orientada, que permite ao público a oportunidade de explorar o universo científico através das edificações do Campus Mast/ON e conhecer em detalhes o maior complexo astronômico brasileiro do século XX. Dentro do roteiro da Visita, estão os pavilhões e instrumentos que fizeram parte da história científica do nosso país.

Além dessas atividades, o Museu de Astronomia e Ciências Afins apresenta ao público exposições de temas variados e de classificação livre. Parte dessas exposições reúne instrumentos históricos do acervo do Mast e conta ainda com recursos interativos. O Museu fica na Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão, RJ. Entrada gratuita.