ASSINE
search button

Tecnologias inovadoras ajudam na luta contra o Câncer de Mama

Soluções integradas promovem, entre outros benefícios, a melhor detecção e diagnóstico precoce

Compartilhar

Descobrir a doença ainda na fase inicial é fundamental para garantir o melhor desfecho para as pacientes com câncer de mama, enfermidade que terá 57 mil novos casos no Brasil em 2015, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Neste cenário, o uso de soluções que envolvem a qualidade da imagem em mamografia, caracterizada pelo melhor contraste das estruturas a serem analisadas, vem sendo o foco de desenvolvimento de novas soluções da Fujifilm nos últimos anos. Essas tecnologias serão expostas ao setor durante o 44º Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 2015), entre os dias 8 e 10 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Com o objetivo de detectar precocemente os sinais da doença, o AMULET Innovality é o primeiro e único mamógrafo digital de última geração que alia imagens de alta definição, tomossíntese mamária com resolução de 50 microns e sistema de estereotaxia. A nova solução, disponível no Brasil desde o início do ano, permite mais rapidez durante o procedimento e é capaz de realizar dois exames de tomossíntese em um único equipamento. As imagens captadas a partir de ângulos diferentes são reconstruídas em fatias, na qual a estrutura de interesse está sempre em foco. Após a reconstrução dessas imagens, é possível identificar as lesões com mais facilidade do que no procedimento de mamografia de rotina.

A função tomossíntese oferece dois modos de ação para atender diferentes cenários clínicos. A opção Standard utiliza uma faixa angular que permite a tomossíntese rápida, utilizando uma baixa dosagem de radiação. Já o modo High Resolution permite a produção de imagens com um nível ainda melhor de detalhamento, uma vez que utiliza um ângulo maior para captação de imagem, resultando em uma melhor resolução de profundidade, o que garante uma visualização mais nítida e eficaz.

Segundo Livia Magnani, especialista em mamografia da divisão médica da Fujifilm no Brasil, essa nova solução de tomossíntese é um marco da companhia no acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. “O AMULET Innovalityproporciona um resultado com excepcional qualidade de imagem, graças a uma tecnologia exclusiva de seu detector de 50 microns, que ajuda a proporcionar eficácia e precisão no diagnóstico, permitindo melhor visualização do tecido mamário e de minúsculas estruturas que podem indicar um câncer de mama”, afirma Magnani.

A especialista ressalta, ainda, que para garantir que as pacientes estejam relaxadas durante o procedimento o mamógrafo possui formas arredondadas, projetadas para reduzir o desconforto causado pela compressão das mamas. “Desta forma, as pacientes encontram-se mais à vontade durante a realização do exame de mamografia. Além disso, o equipamento possui opções de estampas com designs decorativos que, além de auxiliarem na ambientação da sala de mamografia, trazem mais descontração para a paciente durante a realização do exame”, reforça Lívia.

A Fujifilm é pioneira no desenvolvimento de equipamentos para a digitalização dos exames de mamografia e investe constantemente no aprimoramento das tecnologias voltadas à saúde da mulher, oferecendo soluções integradas em mamografia, radiografia digital e gerenciamento de imagens.