ASSINE
search button

Dia mundial da visão: escolas públicas do Rio recebem mutirão de saúde oftalmológica 

Mais de 3 mil alunos da rede municipal receberão atendimento oftalmológico e óculos gratuitos

Compartilhar

No mundo, 30% das crianças e jovens têm algum tipo de problema de visão, porém não possui acesso à correção, impactando negativamente não só a saúde como também o desempenho escolar, segundo dados do Vision Impact Institute- primeira organização mundial na América Latina dedicada às questões sócio-econômicas relacionadas à visão. Para se ter ideia, no Brasil, 22,9% da evasão escolar está relacionada a algum problema visual. Além disso, crianças com baixa visão são três vezes mais propensas a serem reprovadas, quando comparadas àquelas que possuem visão normal. Diante dessa realidade, no Dia Mundial da Visão, comemorado este ano no dia 08 de outubro, o Instituto Ver & Viver promoverá ações junto a alunos e funcionários da rede pública do Rio para corrigir a visão de quem precisar e, também, promover a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a visão.

Na ocasião, 3,4 mil crianças e jovens do 1º ao 9º ano de 4 escolas municipais do Rio de Janeiro,dentre elas o Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Felix Mielli Venerando, no Caju e Ginásio Experimental de Artes Visuais, Vicente Licínio Cardoso, na Praça Mauá, bem como professores e funcionários,passarão por atendimento oftalmológico. E todos aqueles que necessitarem de correção visual receberão os óculos gratuitamente.

A ação acontecerá em 3 etapas. Primeiramente, com a colaboração de voluntários do Lions Club, do Instituto Nissan e da multinacional francesa Essilor, os alunos, professores e funcionários das escolas selecionadas passarão por um processo de triagem visual. Aqueles que tiverem dificuldade para enxergar receberão uma avaliação mais detalhada com oftalmologistas que utilizarão consultórios móveis para realizarem o atendimento. Sendo comprovada a necessidade de correção, os pacientes poderão escolher as armações que desejarem e receberão, posteriormente, os óculos com as lentes oftálmicas adequadas, doadas pelo Instituto Nissan.

O evento, que será das 8h30min às16h, é uma iniciativa do Instituto Ver & Viver (IVV),associação sem fins lucrativos da Essilor Brasil, em parceria com o Instituto Nissan e a Secretaria de Educação e Saúde (PSE) do Município do Rio.

O Lions Clubs International, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e a Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica - também apoiam a iniciativa através da realização da triagem visual e dos exames oftalmológicos.“A forma como a vida dessas pessoas melhora após a correção visual é o que nos encanta e faz querer ajudar mais e mais. Queremos conscientizar a população e dar ´voz à visão´ e sua importância através de ações como essa por todo o país”, explica Sandra Abreu, Diretora do IVV, acrescentando que uma iniciativa similar será realizada em São Paulo na ONG Casa do Zezinho, que atende crianças e adolescentes de baixa renda.

“É uma honra ajudar as pessoas a enxergar corretamente, oferecendo a elas exames oftalmológicos e óculos gratuitamente. Esta ação tem o poder de modificar vidas. A Nissan e o Instituto Nissan, nosso braço de responsabilidade social e sustentabilidade, apoiam a ação do Instituto Ver & Viver por meio da compra dos óculos, e dos nossos funcionários, que serão voluntários na entrega das armações aos jovens“, afirma François Dossa, Presidente da Nissan no Brasil.

Visão

As pessoas se preocupam cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas esquecem ou desconhecem a necessidade do cuidado com a sade dos olhos. Atualmente, 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo possui algum problema de visão, sendo que 2,5 bilhões não têm acesso a correção visual, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, cerca de 20% da população, algo em torno de 40 milhões de pessoas se encontram nessa situação. Além disso, 80% das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas com soluções de baixo custo, de acordo com dados do Vision Impact Institute.