ASSINE
search button

Nobel de Medicina vai para estudos contra vermes e malária

Prêmio foi anunciado hoje e os contemplados são três cientistas

Compartilhar

O Prêmio Nobel de Medicina de 2015 foi dado aos pesquisadores William C.Campbell (Irlanda), Satoshi Omura (Japão) e Youyou Tu (China) pelos estudos sobre infecções causadas por parasitas e por novos tratamentos contra a malária.

    O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) pelo Instituto Karolinska, de Estocolmo. Campbell e Omura foram agraciados com o prêmio pela descoberta de um droga que ajuda a reduzir a incidência das doenças parasitárias oncocercose e filariose linfática. Tu, por sua vez, descobriu uma droga para reduzir as taxas de mortalidade da malária. Estima-se que um terço da população mundial seja afetada por verminoses e que quase 100 milhões sofram de elefantíase, que provoca inchaço dos membros. Anualmente, mais de 450 mil de pessoas morrem por causa da malária. 

O Prêmio Nobel de Medicina foi o primeiro de 2015 a ser anunciado. Os de Física, Química e Paz serão divulgados nesta semana e, o de Economia, na segunda-feira que vem. O de Literatura ainda não tem data fixa. No ano passado, o Nobel de Medicina foi dado a três cientistas que estudaram o sistema de navegação do interior do cérebro. (ANSA)