ASSINE
search button

FNE ressalta importância de debate do SNE em encontro de prefeitos (as) e gestores municipais

Compartilhar

O Fórum Nacional de Educação (FNE) participou do Encontro Regional de Municípios – Edição Sul realizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM). O objetivo do evento foi debater com os prefeitos e gestores municipais os caminhos para aprimoramento do pacto federativo. O evento ocorreu até quinta-feira, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba. O membro do FNE pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e na ocasião representante da coordenação do FNE, Toni Reis, participou da mesa "Desafios na implementação dos planos e sistemas municipais de educação".

Segundo Toni Reis, a principal discussão com prefeitos/prefeitas e gestores municipais foi o Plano Nacional de Educação (PNE) e a criação do Sistema Nacional de Educação (SNE), que deverá ser instituído até 24 de junho de 2016. O enfoque foi o documento sobre a construção do SNE apresentado pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC). 

"Creio que é por meio de momentos como estes que podemos ir construindo consensos para que o PNE e o SNE sejam realmente um fato federativo, no qual cada ente federativo poderá pactuar e se comprometer com uma educação pública de qualidade", reforça Reis.

Toni ainda ressaltou a importância da participação dos outros participantes da mesa que integrou - a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina,(UNDIME/SC) e secretária de Educação de Chapecó (SC), Astrit Tozzo, secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Valfrido Prado, e a analista de Mercado Governos Federal, Estadual e Municipal dos Correios, Esther Risso.

"É preciso muito diálogo com tomadores/as de decisões sobre políticas públicas de educação e com quem trabalha na educação, para que haja um bom entendimento do Plano e do Sistema Nacional de Educação", detalha.

Encontros

A Associação Brasileira de Municípios tem promovido uma série de atividades de capacitação e troca de experiências nas cinco regiões do Brasil, com a visão de facilitar o acesso de prefeitos e gestores municipais às atividades oferecidas e proporcionar apoio e novas ferramentas de gestão às prefeituras, além de estreitar a relação entre municípios e União, através de mesas de atendimento e palestras dos Ministérios. "Nosso objetivo é aproximar as propostas e atuação da entidade aos municípios brasileiros em todas as regiões do País e também estreitar o diálogo entre eles e o Governo Federal, para que os participantes conheçam os programas oferecidos pela União sem necessidade de deslocamento até Brasília", explica o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira.

A próxima edição, a Etapa Nordeste, ocorre em Camaçari, na Bahia, de 17 a 18 deste mês. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link www.abm.org.br/econtrosregionais.