ASSINE
search button

Projeto francês pretende capacitar 200 mil jovens brasileiros de baixa renda

Compartilhar

A start-up francesa “Y Generation Education” está entre as 10 iniciativas selecionadas pela Google França para o concurso “Desafio de Impacto Social 2015”, competição que financia e dá um suporte técnico a soluções inovadoras com o objetivo de mudar o mundo. O projeto é o único finalista com atividades no Brasil e é liderado pelo economista bengalês e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, conhecido como "banqueiro dos pobres". Ele, inclusive, já publicou um vídeo no YouTube chamando a todos para votar no Y Generation Education.

Serão distribuídos quatro prêmios de 500 mil euros (mais de R$ 2 milhões) aos projetos mais votados até 7 de outubro, no site impactchallenge.withgoogle.com/france2015

"O prêmio da Google pode acelerar nosso crescimento no Brasil e firmar o lançamento nos próximos quatro meses das primeiras turmas no Rio de Janeiro, em Curitiba e São Paulo, onde já efetuamos testes da plataforma com a Renault e o Grupo Pão de Açúcar", afirma a co-fundadora Lois Warner, no escritório da Arca Urbana, comunidade de empreendedores voltados para a transformação social, na capital fluminense. 

O programa de educação ensina competências para o ambiente corporativo (lógica numérica, compreensão escrita e oral, métodos de resolução de problemas, etc.) e habilidades comportamentais. O objetivo é capacitar milhares de jovens de baixa renda para atuarem em grandes empresas.

"O conhecimento técnico não garante necessariamente a capacidade de síntese ou de raciocínio lógico de um indivíduo. Hoje, esta é uma questão fundamental para o desenvolvimento das equipes, daí o nosso interesse pelo projeto inovador do Y Generation Education", disse o Vice-Presidente da Renault Brasil, Alain Tissier.