ASSINE
search button

Agricultura lança na terça programa de combate à mosca-das-frutas

Compartilhar

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou hoje (4) que a ministra Kátia Abreu lança na terça-feira (8), em Brasília, o Programa Nacional de Combate à Mosca-das-Frutas. No dia seguinte (9), o mesmo programa será apresentado aos produtores do Vale do Rio São Francisco, em Petrolina (PE).

A ministra também anunciou hoje, durante visita à Feira Agropecuária de Esteio (RS), a liberação de R$ 2 milhões para criação de um centro de manejo integrado para combate à mosca-das-frutas nos estados da Região Sul, já batizado de Moscasul.

Com sede na estação experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no município de Vacaria (RS), o centro fomentará pesquisas e transferência de tecnologias para controle e manejo da praga. O dinheiro será repassado pela Secretaria do Produtor Rural e do Cooperativismo para a Embrapa.

De acordo com comunicado do ministério, a ministra adiantou que deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária manifestaram interesse em destinar ao projeto emendas que poderão somar R$ 1,3 milhão. Segundo ela, com esses recursos é possível transformar o laboratório em referência internacional no combate a moscas de clima temperado.

“Não adianta combatermos as pragas com práticas convencionais”, afirmou a ministra, defendendo o uso de remédios mais ousados. “Só fertilizantes e agroquímicos não adiantam. Vamos procurar alternativas para avançar em biossegurança”, acrescentou. Ela garantiu que qualquer projeto que vise ao avanço tecnológico do setor agropecuário terá apoio do ministério.