ASSINE
search button

Palestra gratuita chama atenção para o hábito, que é a principal causa de câncer de pulmão

Compartilhar

Além de ser a principal causa de tumores e neoplasias no pulmão, o tabagismo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa recente do movimento Todos Contra o Câncer, 87,9% dos casos de câncer no pulmão são descobertos tardiamente, diminuindo a eficácia do tratamento. Para alertar e incentivar a população a abandonar o hábito de fumar, o Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca (RJ), promove palestra gratuita sobre o tema, no próximo 31.

O pneumologista Cláudio Nunes comenta que “estudos comprovam que os ganhos surgem a partir dos primeiros 20 minutos sem tabaco, quando a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal”. Melhoras na respiração, olfato e paladar, além da diminuição do nível de nicotina no sangue também são observadas. “Em cinco a dez anos, o risco de sofrer infarto diminui chegando ao mesmo patamar de quem nunca fumou”, salienta o médico.

Por se tratar de uma doença que afeta todo o organismo, o tratamento contra o tabagismo deve ser feito em conjunto por especialistas de diversas áreas. “Envolve psicólogos, médicos, nutricionistas e fisioterapeutas”, explica o pneumologista do Hospital São Vicente de Paulo. Ele alerta ainda sobre os mecanismos utilizados pela indústria do tabaco para atrair consumidores. “Determinados cigarros tem concentrações maiores ou menores de nicotina. O que a indústria do tabaco tem feito para diversificar é colocar aromas (de canela, baunilha) para conquistar as pessoas”, alerta.

Além dessas dicas, a palestra abordará os riscos dos fumantes e os benefícios de largar o vício. A palestra é gratuita, mas é preciso fazer inscrição até o dia 28 de agosto, véspera do evento. As vagas são limitadas a lotação do auditório.

Serviço 

Palestra Dia Nacional de Combate ao Fumo

Data: 31 de agosto de 2015 (segunda-feira)

Horário: 10h 

Local: Hospital São Vicente de Paulo - Auditório do Centro de Convenções do HSVP

Rua Doutor Satamini, 333, Tijuca, Rio de Janeiro

Palestrante: Dr. Cláudio Nunes (Pneumologista)

Inscrições gratuitas: 2563-2147 ou [email protected] 

Vagas limitadas!