ASSINE
search button

Na Fapesp, especialista explica como vírus HIV causou pandemia de Aids

Palestra acontece nesta segunda (17), em São Paulo, com pesquisador alemão

Compartilhar

Nesta segunda-feira (17), às 15h, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) promove palestra com Frank Kirchhoff, pesquisador da Universidade de Ulm, na Alemanha, sobre a origem e a evolução do vírus HIV, causador da Aids.

Kirchhoff é diretor do Instituto de Virologia Molecular e é um dos principais pesquisadores no mundo sobre a doença, com contribuições para a melhora da compreensão sobre o desenvolvimento da Aids e sobre a evolução do HIV.

Sua pesquisa tem se concentrado em proteínas responsáveis pela patogenicidade do vírus em seres humanos, apontando novos caminhos para prevenir novas transmissões.

Na palestra, o pesquisador irá descrever a origem e a evolução do HIV-1 grupo M, responsável pela maior parte dos casos de Aids, e discutirá propriedades específicas desse vírus que contribuem para a sua alta virulência e expressiva propagação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o fim de 2014 cerca de 36,9 milhões de pessoas no mundo viviam com o vírus HIV e aproximadamente 1,2 milhão de pessoas morreram em decorrência da Aids.

Serviço

Palestra "Por que o HIV-1 foi capaz de causar a pandemia de AIDS?"Quando: Segunda-feira (17), 15hOnde: Sede da Fapesp, rua Pio XI, 1500; Alto da Lapa, São PauloInscrições: www.fapesp.br/eventos/leibniz2015/inscricoesA conferência será proferida em inglês.

*Do Portal do Governo do Estado