ASSINE
search button

Mês de agosto terá chuva de meteoros até o dia 22

Ápice das Perseidas será entre hoje e amanhã. Fenômeno deixa véu luminoso no céu

Compartilhar

Neste mês, ocorre a chuva de meteoros Perseidas, cujo ápice acontece no início da madrugada de hoje e amanhã. 

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um véu luminoso no céu.

Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra cruza a órbita de algum cometa, no caso o Swift-Tuttle, o que faz com que pequenos fragmentos que ele deixa ao longo da sua órbita penetrem a atmosfera num curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas. O cometa Swift-Tuttle gira em torno do Sol uma vez a cada 133 anos. Todo mês de agosto, a Terra passa por uma nuvem de fragmentos deixados pela cauda desse cometa. 

Esta chuva de meteoros poderá ser visível no Brasil, mais provavelmente no interior do estado de Pernambuco. A taxa de meteoros na chuva Perseidas costuma ser de 80 por hora. Mas esses meteoros são partículas muito pequenas que, por isso, queimam muito rapidamente. "Como este fenômeno é pouco brilhante, para vê-lo é necessário buscar um lugar alto, sem poluição atmosférica e luminosa, e olhar para o céu um tempo antes para acostumar a vista", orienta o pesquisador do Observatório Nacional Carlos Veiga. 

As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.

A TV Nasa irá transmitir o fenômeno. Para assistir, acesse o link: https://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html