ASSINE
search button

Academia Nacional de Medicina promove palestra sobre Telemedicina

Compartilhar

O futuro da medicina no Brasil passa pela tecnologia, uma das saídas para o país melhorar a qualidade do seu atendimento, ensino e pesquisa ao mesmo tempo em que barateia os custos e aumenta a eficiência. O tema será apresentado pelo professor da Faculdade de Medicina da USP, Chao Wen, na palestra "A Telemedicina e as Perspectivas de uma Realidade Próxima em Educação, Assistência e Pesquisa", às 18h desta quinta-feira (13/08), na Academia Nacional de Medicina. A palestra será aberta ao público e gratuita e terá a apresentação do acadêmico Walter Zin.

A Telemedicina pode ser usada das mais diversas formas. A USP, por exemplo, começou a produzir estruturas anatômicas com detalhes realísticos, por meio do uso de impressoras 3D. A prática é uma alternativa a pouca disponibilidade de corpos doados para a educação e formação profissional e a sua rápida degradação, fatos que comprometem o ensino e a aprendizagem médica. O projeto integra o Laboratório de Mídias Interativas em Saúde e estruturação de uma plataforma para a Informatização da Graduação da Faculdade de Medicina, como parte do Pró-Inovalab USP, coordenado pelo professor Chao Wen.

Outra aplicação da Telemedicina pode ser encontrada no dia a dia dos pacientes. Para as doenças crônicas como diabetes e hipertensão em que há componentes hereditários e não existe cura, o mais importante é a mudança de hábitos. É aí que surge a utilidade do desenvolvimento dos aplicativos médicos que monitoram o dia a dia dos pacientes e servem como olhos para os médicos. Já na área da pesquisa, a ideia é que se forme uma rede de informações médicas com assuntos de interesse específico do usuário e participação em grupos de discussão com profissionais de saúde dos mais diferentes locais e instituições. Deste modo, a Telemedicina, propicia a oferta de cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico, ampliando a assistência e a cobertura.