ASSINE
search button

Pesquisadores da PUC-Rio desenvolvem robôs autônomos para limpeza de dutos

Compartilhar

Uma aposta por um jantar, quase trinta anos atrás, foi o passo inicial para uma parceria duradoura da Petrobras com a PUC-Rio. Quem conta essa história é o professor Jean Pierre Von Der Weid, do  Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) da universidade carioca e pesquisador do Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção (CPTI). No início dos anos 2000, a Petrobras fechou uma parceria com este centro de pesquisa e foi a partir d esse convênio que Von Der Weid começou seu projeto "Sistema autônomo de limpeza e inspeção de risers (AURI)". 

O pesquisador desenvolveu junto a sua equipe três robôs para limpeza e inspeção de dutos verticais, com o objetivo de baratear e automatizar esse tipo de tarefa. Um desses robôs é completamente autônomo, podendo ir até 3 mil metros de profundidade, com movimentação a partir da flutuação positiva e negativa. 

Os resultados alcançados gabaritaram o projeto para a final do Prêmio da Agência Nacional do Petróleo (ANP) de Inovação Tecnológica 2015. A disputa pelo título, no entanto, será acirrada, concorrendo, inclusive, com outro pesquisador da PUC-Rio, o professor Sergio Fontoura, responsável pelo projeto "Efeitos geomecânicos em reservatórios e rochas adjacentes causados pela produção - Fase II".


>> LEIA A ENTREVISTA COMPLETA NO SITE PETRONOTÍCIAS