ASSINE
search button

Onfalocele: hospital no Rio realiza cirurgia inédita em bebê

Compartilhar

Dezesseis dias depois de dar entrada no Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema, Celma Lopes de Araújo Sá e a pequena Isabela comemoram a alta. Com 38 semanas de gestação de alto risco, o bebê nasceu com o fígado fora do abdômen, chamado de onfalocele. A cirurgia, feita pela primeira vez no hospital que tem apenas um ano, foi um sucesso. 

Isabela foi operada quatro horas depois do nascimento em um procedimento raro.O cirurgião pediátrico, Paulo Tavares, que chefiou a equipe, destaca a importância de um pré-natal bem feito para o sucesso da cirurgia. No centro cirúrgico, estavam três cirurgiões pediátricos e quatro anestesistas para garantir mais segurança durante o procedimento e um instrumentador. O procedimento de correção no abdômen da recém-nascida durou duas horas e meia.

"Um bom pré-natal, o diagnóstico, a família sendo bem informada sobre o problema do feto, uma unidade preparada como a que temos aqui no Hospital dos Lagos, cirurgiões pediátricos, além de UTI neonatal, são fatores que salvam bebês nesses casos e diminuem até o tempo de internação", explicou Tavares, que lembra que segundo estatísticas internacionais, um a cada dois mil bebês nascidos vivos têm onfalocele.