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Campanha da Fundação SOS Mata Atlântica aposta em histórias reais

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A Fundação SOS Mata Atlântica divulga nesta semana a nova campanha “Espécies da Mata Atlântica”, que conta histórias reais de cidadãos que se mobilizam, cada um à sua maneira, em favor da preservação do meio ambiente e da Mata Atlântica. Criada pela agência DPZ&T, a websérie terá quatro episódios e contará ainda com o portal “GPS Mata Atlântica”, que vai mapear onde estão as boas iniciativas que contribuem para a causa ambiental.

As pessoas serão convidadas a participar publicando fotos, vídeos e textos que relatem suas ações em prol do ambiente em que vivem. A campanha terá ainda anúncios para as mídias digital e impressa. Disponíveis nos perfis sociais e no site oficial da SOS Mata Atlântica, os webfilmes serão narrados por artistas como Mariana Ximenes, Regina Casé e Márcio Garcia, que apoiam a causa e emprestaram voluntariamente suas vozes para a ação.

Para Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, a campanha mostra às pessoas que existem formas simples de ajudar na preservação do meio ambiente. “Com este projeto queremos reforçar a ideia de que qualquer um pode fazer sua parte e contribuir para um ambiente mais sadio. Ao trabalhar com histórias reais – que inspiram e mostram diversas maneiras de proteger o ambiente – temos a oportunidade de aproximar ainda mais as pessoas e engajá-las para a causa ambiental”, diz ela.

Segundo Daniel Motta, diretor de Criação da DPZ&T, a comunicação lança um novo posicionamento para a marca: “sua causa é a nossa”, que renova as ambições da ONG em seus 28 anos de atuação. “A SOS Mata Atlântica foi criada com uma proposta que hoje é ainda mais atual. Questões ambientais extrapolaram o debate ambientalista e se tornaram sociais quando percebemos os impactos na qualidade de vida, como a atual escassez de água. O objetivo da campanha é vincular valores que o jovem defende com a razão de existir da SOS Mata Atlântica. Esse pensamento que inclui, inspira e favorece a troca de ideias conduziu naturalmente a um formato prioritariamente digital.”

Inicialmente, a websérie da campanha terá dois episódios. Os minidocumentários contam a história de indivíduos que, por razões inicialmente pessoais, deram origem a movimentos que contagiaram outras pessoas. “Com atitudes extremamente simples e facilmente replicáveis, que apelidamos de microrrevoluções, essas pessoas estão fazendo a diferença para melhor na preservação da Mata Atlântica”, afirma Motta.

Um dos exemplos é o do Rafael Pereira, que incentiva a participação de voluntários no monitoramento da água dos rios e faz parte do programa Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica. Como consequência, sua ação ajuda a engajar pessoas a cobrar o poder público por rios mais limpos e melhorar a qualidade de vida nessas áreas. A narração da história do Rafael foi feita pela atriz Mariana Ximenes. 

Outro personagem é o Pedro Paulo de Osorio Ferreira, voluntário no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que participa de atividades para recuperação da mata, limpeza e manutenção de trilhas, orientação e informação aos visitantes. Essas atividades contribuem para que o local fique mais bem cuidado, incentivando que as pessoas frequentem mais os parques. Quem conta esse caso é a apresentadora e atriz Regina Casé.

“Tradicionalmente, a Fundação SOS Mata Atlântica desenvolve campanhas e ações para mobilizar pessoas em prol da causa ambiental. Ao longo dos anos, a Fundação tem contado com apoio de diversas agências, veículos de comunicação e a imprensa para sua divulgação. Dessa forma, consegue atingir um público maior, o que contribui para a conscientização e maior conhecimento sobre a Mata Atlântica”, afirma Afra Balazina, diretora de Comunicação e Marketing da ONG. A criação da campanha é de Daniel Mattos e Daniel Motta, que também assina a Direção de Criação ao lado de Marcelo Lucato