ASSINE
search button

Japonesas lideram ranking de expectativa de vida

Segundo governo, elas vivem, em média, mais de 86 anos

Compartilhar

As japonesas lideram pelo terceiro ano consecutivo o ranking mundial de expectativa de vida, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde do Japão. Elas vivem, em média, 86,83 anos, Em segundo lugar, estão as espanholas (85,6) e em terceira as francesas (85,4).

    Já entre os homens, os japoneses aparecem na terceira posição, com uma expectativa de 80,5 anos e ficam atrás dos moradores de Hong Kong (81,7) e dos islandeses (80,8).

    Ainda de acordo com os dados oficiais, elas bateram o recorde do país e superaram os dados de 2014 em 0,22 anos e de 2013, em 0,29. O Japão, aliás, tem o recorde de pessoas centenárias no mundo: são 59 mil acima dos 100 anos, sendo que 87% delas são mulheres O governo diz que as longevas idades são alcançadas graças aos progressos tecnológicos da medicina para combater doenças graves (câncer e doenças cardíacas e pulmonares) e pela maior atenção à saúde e às atividades físicas. Para se ter uma ideia, as brasileiras vivem, em média, 78,6 anos - maior índice já registrado no Brasil - e os homens 71,3. Mesmo em Santa Catarina, o estado brasileiro com os melhores índices, os números ficam em 81,4 para elas e 74,7 para eles, segundo dados divulgados pelo IBGE em dezembro do ano passado. (ANSA)