Science: colírio poderia dissolver catarata

Pesquisadores estão otimistas com possível novo tratamento, após testarem em cães e coelhos

A renomada revista Science publicou um artigo de Hanae Armitage, com uma notícia que pode trazer otimismo para quem sofre de catarata, graças a um novo tratamento. “A catarata turva os olhos de dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo e quase 17,2% dos norte-americanos acima de 40 anos deidade. Atualmente, o único tratamento é a cirurgia com laser ou cortes feitos com bisturis do rejunte molecular que cresce no olho na medida em que a catarata se desenvolve, e os cirurgiões às vezes substituem a lente. Mas agora, uma equipe de cientistas e oftalmologistas testou uma solução em cães que pode ser capaz de dissolver a catarata direto para fora da lente do olho. E a solução é em si uma solução: um colírio à base de esteróide.

Embora os cientistas não entendam completamente como a catarata se forma, eles sabem que a "névoa" muitas vezes visto pelos pacientes é uma bola de proteínas quebradas, presas juntas em um grupo defeituoso. Quando saudável, estas proteínas, chamadas cristalinos, ajudam a lente do olho a manter sua estrutura e transparência. Mas, como seres humanos e animais envelhecem, estas proteínas cristalinas começam a se desgrudar e perdem sua capacidade de funcionamento. Em seguida, eles se aglutinam e formam uma obstrução na lente, criando a típica visão de "vidro embaçado" que caracteriza a catarata.

Chegar a uma solução que não seja a cirurgia tem sido difícil. Os cientistas têm procurado há anos mutações em proteínas no cristalino que possam oferecer novos insights e pavimentar o caminho para uma terapia alternativa. Agora, parece que uma equipe liderada pela bióloga molecular LingZhaoda Universidade da Califórnia (UC), em San Diego, pode ter feito exatamente isso. Sua equipe chegou à ideia do colírio depois de descobrir que as crianças com uma forma herdada geneticamente de cataratas compartilhavam uma mutação que interrompeu a produção de lanosterol, um esteróide importante no corpo. Quando seus pais não tinham a mesma mutação, os adultos produziram lanosterol e não tinham catarata.

Assim, os pesquisadores se perguntaram: e se o lanosterol ajudou a prevenir ou reduzir a catarata? A equipe testou uma solução carregada de lanosterol em três experiências separadas. Primeiro, eles usaram células do cristalino humanos para testar com que eficiência olanosterolconseguiu encolher modelos de catarata de laboratório. Eles observaram uma diminuição significativa. Em seguida, os testes progrediram para coelhos que sofrem de cataratas. No final da experiência de 6 dias, 11 de 13 coelhos tinham deixado de ter cataratas graves ou significativas para cataratas leves ou nenhuma catarata. Finalmente, a equipe mudou os testes para cães, usando um grupo de sete, incluindo Labradores pretos, Queensland Heelers (o boiadeiro australiano), e pequenos Pinschers com cataratas que ocorrem naturalmente. Os cães responderam assim como os pesquisadores esperavam à solução com lanosterol, que foi dada na forma tanto de injeção ocular quanto em colírios. As lentes dos cães apresentaram o mesmo tipo de padrão de dissolução, como as células da lente humana e dos coelhos.

A melhora foi notável. Os pesquisadores podiam percebê-la só de olhar nos olhos dos cães cujas cataratas haviam diminuído. Mas o mecanismo exato de como o lanosterol consegue dispersar a massa de proteínas continua sendo desconhecido.

"Este é realmente um estudo completo e convincente - o mais substancial que eu já vi desse tipo em uma década", diz Jonathan King, um biólogo molecular do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Cambridge, e que não é ligado ao estudo. Ele vem investigando proteínas de catarata desde 2000. "Eles descobriram os fenômenos e, em seguida, seguiu com todas as experiências que você deve fazer-que é tão biologicamente relevantes."

Ruben Abagyan, co-autor do estudo e biólogo molecular na Universidade da Califórnia, em San Diego, está ansioso para ver o que as gotas de lanosterol podem dissolver a seguir. "Eu acho que o próximo passo natural é usá-las em seres humanos", diz ele. "Não há nada mais emocionante do que isso."