ASSINE
search button

Francisco Sampaio toma posse como novo presidente da Academia Nacional de Medicina

Compartilhar

Amanhã, 14 de julho, às 20h, quando tomar posse, o urologista Francisco José Barcellos Sampaio figurará ao lado da seleta galeria de 47 Acadêmicos que até hoje sentaram na cadeira de presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), em seus 186 anos de existência. A posse ocorrerá no imponente anfiteatro da Academia Nacional de Medicina, onde se lê, no alto, em grego: “A vida é breve, mas a arte é eterna”.

O novo presidente, eleito para um mandato de dois anos, tem entre seus desafios aproximar a Academia Nacional de Medicina da sociedade, principalmente das novas gerações, e fazer com que a instituição influencie mais nas políticas públicas de Saúde, como órgão de consulta para o governo.

O ritual de posse de um presidente da ANM é uma cerimônia de muita pompa e circunstância, em que a elegância predomina no ambiente. Os membros titulares da Academia vestem smoking e trazem no peito uma medalha dourada, que simboliza as insígnias acadêmicas.  Na ocasião, os convidados são recepcionados COM UM coquetel, que é servido no amplo salão da casa, onde esculturas e imponentes pinturas nas paredes retratam médicos exercendo o ofício.

Em seu mandato, o novo presidente pretende reinstalar no novo prédio da Academia o museu e a biblioteca da instituição, que passou por reformas retrofit e tem um acervo inestimável de peças raras, quadros e mobiliário imperial, como a cadeira-trono onde D. Pedro II acomodava-se a cada visita às sessões solenes da Academia.

Também caberá ao novo presidente preservar as tradições da instituição. O “chá acadêmico” das quintas-feiras, que reúne os acadêmicos, é um dos rituais mais antigos do País.  Desde que a ANM foi fundada, há 185 anos, sob o reinado de Dom Pedro I, os imortais da medicina brasileira reúnem-se para conferências médico-científicas e debates médicos, em sessão, aberta ao público, o que faz da ANM a mais antiga - e única - entidade cultural e científica a reunir-se regular e ininterruptamente por tanto tempo.

Ocupante da cadeira n° 92, o Acadêmico Francisco Sampaio tem 60 anos e foi eleito em sessão secreta no último dia 02 de julho. Desde 1995, é Professor Titular na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde criou e coordena desde 1989 a unidade de pesquisa urogenital.

Durante mais de uma década editor chefe do International Braz J. Urol., revista oficial da Sociedade Brasileira de Urologia e coordenador da pós graduação de cirurgia brasileira junto a CAPES durante 6,5 anos. É membro do corpo editorial e revisor ad-hoc de diversos periódicos internacionais da área médica.

Médicos renomados como o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, o cirurgião Pietro Novellino, atual presidente, o infectologista José Rodrigues Coura e o neurocirurgião Pedro Novis, entre outras celebridades, são frequentadores contumazes da Academia, com direito a longos, estilosos e grandiloquentes apartes nas sessões.