ASSINE
search button

SAE Brasil reunirá lideranças do setor de infraestrura

Compartilhar

Não é segredo que a conservação de muitas estradas Brasil a fora não apresentam as melhores condições; isso inclui péssima preservação das vias, má ou nenhuma sinalização e, na maioria dos casos, falta de pavimentação. Para discutir estes temas, o Simpósio SAE BRASIL, promovido pela SAE BRASIL - Seção Regional Porto Alegre, realiza dia 8 de julho, a partir das 13h, na FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) o Simpósio SAE BRASIL de Máquinas para a Infraestrutura da Mobilidade 2015.   

Com o objetivo de avaliar e debater o cenário atual, suas dificuldades e visões, na ótica das construtoras, do governo e da indústria, o Simpósio busca alternativas e formas de retomar o crescimento do setor e melhorar o patamar de segurança, conforto e mobilidade para os usuários.

Sem fins lucrativos, a SAE BRASIL congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade, seja terrestre, marítima e aeroespacial. Com patrocínio da Ciber Equipamentos Rodoviários e apoio do DNIT, Sobratema, entre outros, e envolve as grandes indústrias do setor no RS.

Segundo Jandrei Goldschmidt, membro da comissão organizadora e chairman do evento “Trata-se de evento que reúne fabricantes de máquinas e sistemas, empresas construtoras, governo e academia com objetivo de discutir e pensar o futuro da tecnologia e as perspectivas de mercado associadas à infraestrutura de transporte no Brasil. Com foco em debates com uma visão geral do setor de infraestrutura, o estágio da tecnologia empregada atualmente, os desafios técnicos e não técnicos, as perspectivas para os próximos anos”.

Ainda segundo o chairman do simpósio, um dos fatores que contribuem para a inovação, é o perfil das grandes fabricantes que produzem no Brasil. “São corporações que possuem operações, produção e acesso a tecnologias fora do País. O conhecimento e a disseminação, bem como as aplicações, têm chegado às obras daqui. Todo o aparato tecnológico dos equipamentos desenvolvidos no exterior, gradativamente, também tem sido disponibilizado e incorporado nos projetos”, conta Jandrei.

Comparado aos países desenvolvidos, que chega a ter 85% de malha pavimentada, o Brasil possui apenas 12% das vias asfaltadas, o trabalho a ser feito no país será árduo e demandará muitos projetos, investimentos e tecnologias. Mas é fato que, apesar desse cenário, as empresas relacionadas ao setor de infraestrutura rodoviária vêm se aprimorado e investido cada vez mais no aperfeiçoamento, tanto dos equipamentos quanto dos profissionais.